O cabelo colorido está cada vez mais em alta, seja ele inteiro ou apenas algumas mechas. Deise Zuqui conta que as cores promovem personalidade e atitude para quem usa, além de combinar com todos os tons de pele e tipos de cabelo.
No entanto, o visual exige que os fios tenham ainda mais atenção, pois a descoloração agride muito o cabelo, que precisará de uma série de cuidados para que fiquem ainda mais bonitos e com uma aparência saudável, reforçando a beleza das tonalidades. Para ajudar a montar uma rotina de manutenção, preparamos algumas dicas que vão desde a lavagem até a finalização.
- Lavar o cabelo com menos frequência: A lavagem é um hábito que, infelizmente, faz com que a cor desbote ainda mais rápido, ainda mais se for tonalizante. Deise Zuqui comenta que o ideal é intercalar as lavagens para diminuir a frequência e manter o máximo de durabilidade da cor. Qualquer coisa espirre um shampoo a seco na raiz para absorver o excesso de oleosidade.
- Usar shampoo sem sulfato: O shampoo faz toda a diferença. O sulfato é um ótimo aliado para limpezas profundas do couro cabeludo, porém, quando os fios estão danificados e fragilizados é preciso evitar, pois com a higiene exagerada, os fios tendem a ficar sem brilho e com a cor mais fraca.
- Cuidado com o mar e piscina: Evite ao máximo mergulhar no mar ou na piscina, pois o cloro presente na água acabam se acumulando nos fios e podem mudar a cor original e aumentar o desbotamento. Deise Zuqui explica que uma saída rápida é enxaguar o cabelo logo após sair do mar ou da piscina para retirar o acúmulo de resíduos.
- Abuse do cronograma capilar: É somente com as 3 etapas – hidratação, nutrição e reconstrução – que os fios irão se recuperar. A combinação das etapas é perfeita para devolver tudo o que o fio necessita. Não tem como fugir.
- Proteção na hora da finalização: Para que o colorido permaneça por mais tempo nos fios é necessário tomar cuidado com chapinha, secador e babyliss. Deise Zuqui diz que o calor gerado por esses aparelhos danificam as cutículas do fio e provoca o ressecamento, então, se possível, evite usá-los. Mas caso não tenha saída, invista em um ótimo protetor térmico que seja voltado para cabelos coloridos.