Uma das séries mais famosas da ficção, segundo o entusiasta Jacques Dimas Mattos Albuquerque de Souza, é Star Trek, popularmente conhecida como Jornada nas Estrelas pela tradução no Brasil. Essa série dos anos 1960 é considerada uma das mais influentes para a cultura pop, com repercussões até as produções dos dias atuais.
Leia esse artigo para descobrir mais sobre esse tema!
Star Trek: descobrindo a série
Criada por Gene Roddenberry, a franquia de ficção científica espacial teve seu lançamento no ano de 1966, contando a história da tripulação da USS Enterprise e o seu capitão James T. Kirk. Juntos, os personagens exploram as galáxias com o objetivo de defender a Federação Unida dos Planetas, assim como destaca Jacques Dimas Mattos Albuquerque de Souza.
Atualmente, a franquia conta com dezenas de filmes e séries que conectam diferentes núcleos de personagens, mundos e civilizações intergaláticas. No entanto, apesar da expansão desse universo, ao pensar em Star Trek, a maior parte das pessoas logo pensa no personagem Spock, que ficou consagrado pela atuação de Leonard Nimoy.
Prevendo as tecnologias atuais
Se você já viu um episódio de Star Trek, provavelmente se lembra dos comunicadores portáteis que os personagens usavam para se comunicar com a nave e entre si. Esses dispositivos, que agora parecem incrivelmente semelhantes aos nossos smartphones, foram uma visão do futuro na década de 1960.
Esses comunicadores inspiraram diretamente o desenvolvimento dos dispositivos de comunicação móvel que usamos todos os dias e o mais interessante, segundo Jacques Dimas Mattos Albuquerque de Souza, é que a franquia não previu apenas a criação dos smartphones, mas de muitos outros aparelhos que são fundamentais para o nosso dia a dia.
Outro exemplo da previsão tecnológica de Star Trek são os tablets utilizados a bordo da USS Enterprise. Essas pequenas telas sensíveis ao toque pareciam pertencer a um futuro distante quando foram mostradas pela primeira vez na televisão. No entanto, agora são uma parte integral de nossas vidas cotidianas, graças ao desenvolvimento de tablets como o iPad e outros dispositivos Android similares, assim como destaca o entusiasta Jacques Dimas Mattos Albuquerque de Souza.
De Spock para a Siri e a Alexa
Nos episódios de Star Trek, os computadores da nave eram capazes de entender comandos de voz e realizar tarefas complexas com facilidade. Isso te lembra alguma coisa? Se você pensou nas tecnologias como a Siri, da Apple, e a Alexa, da Amazon, é interessante saber que a série realmente inspirou a criação de ajudantes virtuais como essas.
Legado marcado para a história
Conforme Jacques Dimas Mattos Albuquerque de Souza, além das tecnologias que utilizamos no dia a dia, Star Trek também inspirou uma geração de cientistas e engenheiros a buscar a exploração espacial. Assim, é possível perceber que o que começou como uma série de televisão de ficção científica se tornou uma fonte de inspiração para inovações tecnológicas que mudaram o mundo.