Durante a pandemia, notou-se um aumento dos processos de trabalhadores e sua luta pelos créditos trabalhistas. O empresário e sócio da Just.Tec Lawtech, Daniel Brito Loyola, comenta sobre esse acréscimo nas ações trabalhistas nos últimos tempos e qual o impacto que isso teve na hora de cada pessoa receber o seu dinheiro reconhecido pela justiça de forma rápida. Quer entender mais? Então confira!
O que são créditos trabalhistas?
Para entender melhor, os créditos trabalhistas são, de forma simplificada, o dinheiro que alguém deve receber, pela justiça, de uma empresa na qual já prestou serviços. Ainda que o ex-funcionário possa esperar até o momento da ação, ele também tem a opção de recorrer a terceiros, de forma que os créditos cheguem com mais rapidez, com alguns descontos, para aqueles que possuem o direito
Quais os principais motivos que fizeram com que recorressem ao processo?
Dentre os motivos que levaram os trabalhadores a buscarem os seus direitos no processo trabalhista, os que mais se destacam são as causas de horas extras, danos morais e horários de refeição e descanso. Segundo o sócio-fundador da Just.Tec Lawtech, muitos dos acordos empregatícios que o funcionário tinha com o patrão eram feitos de forma coletiva como ponto de compensação na jornada de trabalho, tendo a validade contestada.
Qual a influência que a pandemia teve no aumento de processos?
Tendo em vista que a maioria dos processos foram feitos durante a pandemia, e que os trabalhadores possuem o direito de recorrerem a justiça no período de pós-demissão, acabou que 2020 foi o período em que mais houve demissão, ou seja, após a quebra de contratos feito entre empregador e empregado, os ex-funcionários foram atrás dos direitos, de forma que o aumento dos processos aumentou durante o período pandêmico.
Em resumo, Daniel Brito Loyola, proprietário do Just.Tec Lawtech, ainda fala sobre o crescimento dos acordos de compra e venda feitos durante esses últimos anos, a importância da informação na hora da troca dos créditos trabalhistas, e os seus principais benefícios, sendo o principal deles a rapidez com que as empresas lidam na hora de resolver a papelada.
Sendo assim, com o aumento de casos de processos trabalhistas nos últimos tempos, o mercado de compra e venda dessas ações judiciais subiu consideravelmente. Muitas pessoas acabam optando por essa saída, a fim de receberem o dinheiro do processo mais rapidamente e sem tanta burocracia.