Comer bem é comer o que você gosta. Apesar de algumas controvérsias, a nutricionista Allana Ferreira do Valle acredita na importância de manter uma alimentação balanceada e de um cardápio que seja nutritivo ao mesmo tempo que respeite os gostos de cada um de seus pacientes. Afinal, ninguém pode viver negando as refeições preferidas apenas pela por não ser um prato considerado saudável.
Ao entrar nas mídias sociais, é muito comum ouvir cada vez mais pessoas, especialmente influencers e blogueiras, pregando dietas milagrosas e os perigos de alimentos ricos em carboidratos e gorduras. No entanto, manter uma dieta tão restritiva pode não ser algo tão positivo assim. Se você quer descobrir mais sobre a importância de manter um cardápio balanceado no processo de emagrecimento, continue lendo esse artigo!
Alimentação saudável e balanceada
Desde pequenos, é comum ouvir falar sobre a importância de manter uma alimentação saudável, de como os vegetais são importantes e como alimentos como as pizzas e os hambúrgueres fazem mal para o corpo humano. De acordo com a nutri Cascavel Allana Ferreira, é preciso desmistificar algumas crenças e ideais que grande parte das pessoas têm sobre o que é se alimentar com qualidade.
Inicialmente, a nutri Allana Ferreira do Valle acredita ser importante ressaltar que, sim, há alimentos mais nutritivos que outros. Nesse sentido, uma sopa de legumes é uma opção mais nutritiva que uma pizza inteira. No entanto, nenhum alimento deve ser considerado um grande vilão para a saúde das pessoas, já que é completamente possível ter saúde mantendo uma alimentação que integra o que é “saudável e nutritivo” com o que é “gostoso e vilanesco”.
Emagrecendo sem restrições
Se o seu maior objetivo é perder alguns quilinhos e agora está buscando mil maneiras de emagrecer através da mudança alimentar, saiba que apenas cortar determinados alimentos não é a melhor solução. Para Allana Ferreira, nutricionista em Cascavel/PR, cortar alimentos de forma brusca pode causar um efeito rebote e prejudicar ainda mais a sua saúde. Nesse caso, sua melhor solução é recorrer a um profissional qualificado.
Esse efeito rebote é um dos maiores motivos para que as pessoas acabam desistindo de mudar os hábitos alimentares, já que ao cortar de vez um determinado alimento, a chance de ter uma recaída é muito maior do que nos casos em que os hábitos são mudados pouco a pouco e, assim, alimentos mais nutritivos entram em cena sem que os lanches, pizzas, doces e outros alimentos saiam do cardápio.
Em resumo, a Nutri Allana Ferreira do Valle acredita ser completamente possível, e até mesmo o melhor caminho, emagrecer com um cardápio balanceado e que permita o consumo de certos alimentos. Afinal, comer aquilo que você gosta de vez em quando, sem pensar nas calorias, também é uma forma de autocuidado e, especialmente, de manter uma boa relação com o próprio corpo.