12.4 C
Brasil
quinta-feira, maio 19, 2022
spot_img
InícionotíciasSe você quer ser voluntário, precisa conhecer todas as características essenciais para...

Se você quer ser voluntário, precisa conhecer todas as características essenciais para esse serviço

Para Sergio Wilfrido Vasques Benitez, empresário atuante em causas sociais da África, o voluntariado é uma das mais lindas expressões de amor que pode ser dedicada às pessoas. No entanto, para realizar esse tipo de atividade, é interessante desenvolver algumas características, visto que é um trabalho que exige dedicação e, é claro, carinho pela causa abraçada. Conheça, então, o que você precisa ter para desempenhar esse papel:

  • Sabe trabalhar em equipe

O empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez considera que saber trabalhar em equipe é indispensável para quem quer fazer trabalho voluntário, afinal, você nunca estará atuando sozinho. Por isso, se você não tem essa característica muito aflorada, começar a praticá-la é um ótimo início nesse mundo da prestação de ajuda!

  • Sabe tomar iniciativas

O trabalho voluntário é realizado, como se sabe, com outras pessoas. Por essa razão, não é como numa empresa, em que há posições hierárquicas. Pelo contrário, nessas atividades são todos responsáveis pelo todo, por isso, para Sergio Wilfrido Vasques Benitez, ter iniciativa e não esperar ordens de ninguém é imprescindível para ser um bom voluntário.

  • Sabe se comunicar

Saber se comunicar é outro ponto chave para qualquer pessoa que deseja ser voluntária. Mas, não se preocupe! A timidez faz parte da vida de muitas pessoas, o que significa que, a depender do voluntariado que você escolher, poderá tanto desenvolver essa habilidade, quanto ficar em funçõe que não exigem muito da sua capacidade de comunicação. No entanto, Sergio Wilfrido Vasques Benitez recomenda que tentar aprender a comunicação é muito mais vantajoso.

  • Sabe se automotivar e motivar os outros

No trabalho voluntário, Sergio Wilfrido Vasques Benitez considera que é necessário saber motivar a si mesmo, além de motivar os colegas de equipe. Isso porque, por não oferecer pagamentos monetários e por diversos outros desafios — que variam com cada tipo de trabalho —, é difícil se manter assíduo e sempre “pronto pra outra”. Desse modo, encontre motivações, isso será ótimo!

 

Por fim, mas não menos importante, Sergio Wilfrido Vasques Benitez entende que, além dessas competências, o bom voluntário também possui empatia, é resiliente, tem a mente aberta, sabe respeitar e, principalmente, é comprometido. Por isso, se você deseja realmente exercer esse tipo de atividade, tenha em mente todos esses pontos e ofereça, acima de tudo, seu carinho e amor. Dessa forma, você certamente fará a diferença para vida de uma pessoa — ou animal.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Recentes