Advocacia em FocoAdvocacia em Foco
  • Home
  • Notícias
  • Justiça
  • Crimes
  • Brasil
  • Sobre Nós
Leitura: Partido Novo Apresenta Queixa-Crime Contra Ministro Alexandre de Moraes
Compartilhar
Redimensionador de fonteAa
Redimensionador de fonteAa
Advocacia em FocoAdvocacia em Foco
  • Home
  • Notícias
  • Justiça
  • Crimes
  • Brasil
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Notícias
  • Justiça
  • Crimes
  • Brasil
  • Sobre Nós
Siga-nos
Advocacia em Foco > Blog > Crimes > Partido Novo Apresenta Queixa-Crime Contra Ministro Alexandre de Moraes
Crimes

Partido Novo Apresenta Queixa-Crime Contra Ministro Alexandre de Moraes

Diego Rodríguez Velázquez
Diego Rodríguez Velázquez
14 de agosto de 2024
Compartilhar
Compartilhar

O Partido Novo apresentou uma queixa-crime à Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A ação acusa o ministro de falsidade ideológica e formação de quadrilha, com base em informações divulgadas pela Folha de S.Paulo. Segundo o partido, Moraes teria utilizado dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de maneira não oficial para conduzir inquéritos contra apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A denúncia alega que Moraes cometeu falsidade ideológica ao mascarar a origem das informações usadas nos inquéritos, que teriam sido obtidas por meio de solicitações informais, muitas vezes via WhatsApp. O Partido Novo argumenta que essa prática visava evitar o impedimento ou a suspeição do ministro como relator dos inquéritos das fake news.

Além disso, a queixa sugere que Moraes agiu em conluio com o juiz auxiliar Airton Vieira e o ex-chefe da assessoria de combate à desinformação do TSE, Eduardo Tagliaferro, configurando uma possível formação de quadrilha. O partido afirma que as mensagens vazadas indicam uma atuação autoritária de Moraes, comprometendo a democracia liberal no Brasil.

A reportagem da Folha revelou que o gabinete de Moraes teria solicitado, de forma não oficial, que a Justiça Eleitoral produzisse relatórios para embasar suas decisões no inquérito das fake news. Esses documentos teriam sido usados para justificar medidas como o cancelamento de passaportes e o bloqueio de redes sociais de bolsonaristas.

O jornal teve acesso a mais de 6 gigabytes de mensagens e arquivos trocados via WhatsApp entre auxiliares de Moraes e outros membros de sua equipe no TSE e no STF, entre agosto de 2022 e maio de 2023. As mensagens mostram que o gabinete de Moraes solicitou, de maneira extraoficial, a produção de relatórios pelo TSE em pelo menos duas dezenas de casos.

Em resposta, o gabinete de Moraes afirmou que todos os procedimentos foram oficiais e devidamente documentados nos inquéritos em curso no STF, com a participação da PGR. A nota esclarece que as solicitações ao TSE estavam dentro das competências do tribunal para relatar atividades ilícitas, como desinformação e discursos de ódio eleitoral.

O caso agora aguarda a análise da PGR, que decidirá se dará prosseguimento à investigação contra o ministro. A ação do Partido Novo reflete as tensões políticas em torno das investigações de fake news e o papel do STF na condução desses inquéritos.

Compartilhar este artigo
Facebook LinkedIn E-mail Imprimir
Reforma do Direito das Obrigações no Código Civil: perspectivas do diálogo Brasil-Portugal
Brasil
Desafios para a solução de crimes no Brasil e perspectivas de aprimoramento
Crimes
Abono Salarial PIS/Pasep 2026: como consultar e garantir seu direito
notícias
Abandono afetivo e inovação tecnológica: tendências no Direito das Famílias e Sucessões em 2026
Justiça
A nova lógica das relações sociais nasce das conexões criadas pelas plataformas digitais. Andre de Barros Faria destaca o impacto dessa transformação no ambiente online.
Plataformas digitais e a nova lógica das relações sociais: Conexões, comportamento e transformação no mundo online
notícias
NPLs e recuperação de ativos ganham eficiência com estratégias que Felipe Rassi aponta como essenciais no setor jurídico.
NPLs e recuperação de ativos: por que o mercado jurídico é essencial na gestão de créditos inadimplidos
notícias

O Adv em Foco é um portal dedicado a trazer notícias atualizadas sobre o Brasil e o universo jurídico, conectando você às principais informações que impactam a sociedade e o direito.

Guilherme Guitte Concato analisa como a tributação internacional impacta diretamente as empresas brasileiras.
Os desafios da tributação internacional e seus reflexos nas empresas brasileiras
notícias
Siga-nos
© 2024 Advocacia em Foco - [email protected] tel.(11)91754-6532
  • Home
  • Sobre Nós
  • Quem Faz
  • Notícias
  • FALE CONOSCO
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?