Advocacia em FocoAdvocacia em Foco
  • Home
  • Notícias
  • Justiça
  • Crimes
  • Brasil
  • Sobre Nós
Reading: PGR aceita perdão da pena para 8 do mensalão, mas adia no caso de Dirceu
Share
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Advocacia em FocoAdvocacia em Foco
  • Home
  • Notícias
  • Justiça
  • Crimes
  • Brasil
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Notícias
  • Justiça
  • Crimes
  • Brasil
  • Sobre Nós
Siga
Advocacia em Foco > Blog > Brasil > PGR aceita perdão da pena para 8 do mensalão, mas adia no caso de Dirceu
Brasil

PGR aceita perdão da pena para 8 do mensalão, mas adia no caso de Dirceu

Charles Moore
Charles Moore 25 de fevereiro de 2016
Share
SHARE

Janot quer que ex-ministro volte ao regime fechado por causa da Lava Jato.
Decisão sobre indulto para outros condenados caberá a Roberto Barroso.
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, se manifestou favorável à concessão de indulto (perdão da pena) para oito condenados pelo mensalão do PT, mas resolveu aguardar desdobramentos da Operação Lava Jato para opinar sobre o mesmo pedido feito pelo ex-ministro da Casa Civil José Dirceu.

Em manifestações enviadas ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta semana, Janot concordou pela concessão do benefício ao ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares; aos ex-deputados João Paulo Cunha (PT-SP), Romeu Queiroz (PTB-MG), Valdemar Costa Neto (PR-SP), Bispo Rodrigues (PR-RJ) e Pedro Henry (PP-MT); ao ex-diretor do Banco Rural Vinícius Samarane; e ao advogado Rogério Tolentino.

 

Para o procurador, todos se enquadram em requisitos previstos em decreto lançado em dezembro do ano passado pela presidente Dilma Rousseff que permite a extinção da pena de presos de todo o país no regime aberto que já tenham cumprido um quarto da pena e que não tenham faltas graves.

Caberá agora ao relator das execuções do mensalão, Luís Roberto Barroso, decidir pelo perdão.José Dirceu
No caso de Dirceu, porém, Janot entendeu ser necessário esperar uma decisão de Barroso sobre pedido que ele fez para que o ex-ministro volte ao regime fechado, o que retiraria uma das condições para o perdão da pena.

Em outubro, o procurador argumentou que já existem provas de que Dirceu cometeu crimes mesmo após sua condenação final pelo mensalão. Atualmente, o ex-ministro está em prisão preventiva em Curitiba, mas na condição de investigado por suspeita de participação no esquema de corrupção na Petrobras.

No pedido, Janot diz que não é necessário aguardar o final do julgamento na Lava Jato para a regressão ao regime fechado. Segundo as investigações, Dirceu praticou os crimes de organização criminosa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O ex-ministro foi preso na Lava Jato em agosto de 2015; até então cumpria a pena do mensalão em prisão domiciliar em Brasília. Pelo escândalo da compra de votos, ele foi condenado a 7 anos e 11 meses por corrupção ativa.

Em 2013, começou a cumprir pena no regime semiaberto, com permissão para trabalhar fora. Em novembro de 2014, passou para o regime aberto com recolhimento domiciliar. Os advogados de Dirceu chegaram a pedir que ele voltasse para sua casa em Brasília, alegando que ele se colocou à disposição para prestar esclarecimentos.

 

TAGGED:Cristina Mosolfmarcio alario estevesweber micael da silva
Share This Article
Facebook Twitter LinkedIn Email Print
Lina Rosa Gomes Vieira da Silva
Despertando a consciência ecológica: livros infantis como aliados na educação ambiental
notícias
Shield Bank
O que é liberdade financeira de verdade? (Spoiler: não tem nada a ver com ganhar dinheiro)
notícias
Robson Gimenes Pontes
Shield Bank: blindagem total contra bloqueios fiscais, cobranças arbitrárias e execução fiscal no Brasil e no exterior
notícias
Dr. Christian Zini Amorim alerta: sucessão empresarial sem planejamento pode custar o futuro do negócio.
O erro de deixar a sucessão para depois: como empresas familiares se perdem sem um plano claro
notícias
Desafios e Impactos da Nova Regulamentação sobre Trabalho em Feriados para Empresas em Maringá
notícias
Competência da Justiça Federal em Crimes Conexos Envolvendo Homicídios: Entendimento do STJ
Crimes

O Adv em Foco é um portal dedicado a trazer notícias atualizadas sobre o Brasil e o universo jurídico, conectando você às principais informações que impactam a sociedade e o direito.

Aroldo Fernandes da Luz
O advogado que fez história no tribunal de justiça do Mato Grosso e a importância da prática esportiva na OAB
notícias
Siga
© 2024 Advocacia em Foco - [email protected] tel.(11)91754-6532
  • Home
  • Notícias
  • Justiça
  • Crimes
  • Brasil
  • Sobre Nós
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?