Advocacia em FocoAdvocacia em Foco
  • Home
  • Notícias
  • Justiça
  • Crimes
  • Brasil
  • Sobre Nós
Reading: Covid-19 faz mais uma vítima entre os povos indígenas
Share
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Advocacia em FocoAdvocacia em Foco
  • Home
  • Notícias
  • Justiça
  • Crimes
  • Brasil
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Notícias
  • Justiça
  • Crimes
  • Brasil
  • Sobre Nós
Siga
Advocacia em Foco > Blog > Brasil > Covid-19 faz mais uma vítima entre os povos indígenas
Brasil

Covid-19 faz mais uma vítima entre os povos indígenas

Charles Moore
Charles Moore 19 de outubro de 2020
Share
SHARE

A última luta do tuxaua Amado Menezes Filho, de 64 anos, foi exatamente para aumentar a proteção sanitária contra o Covid-19. Perdeu essa briga e acabou sendo uma das vítimas. O responsável é o descaso da administração pública com a população indígena. Ele era um integrante da aldeia Sateré-Mawé, na Amazônia, e morreu em decorrência da Covid-19 na última semana. Amado Menezes era uma das grandes vozes em defesa de seu povo e há meses vinha denunciando o enfraquecimento da barreira sanitária do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei/Sesai) da Terra Indígena Andirá Marau, em Barreirinhas, Amazônia.

Por determinação do Dsei de Parintins, os profissionais de saúde que vinham atuando na barreira sanitária foram retirados do local. Além disso, foi interrompida a ajuda com a logística da embarcação e combustível para o prosseguimento do trabalho. A decisão foi tomada por entendimento de que a pauta indígena é responsabilidade da esfera federal, conforme ofício assinado pelo coordenador do Dsei, José Augusto dos Santos Souza. O resultado da decisão burocrática foi:  com a retirada dos profissionais de saúde, em 31 de maio, o número de casos de indígenas acometidos pela Covid-19 subiu de 30 para 164 na região.

Amado Menezes lutou contra esse descaso e protocolou, no dia 02 de junho, junto com outras lideranças, uma nota de repúdio ao Dsei, em que reiterou sua indignação com a saída da equipe de apoio na barreira sanitária. “Não aceitamos essa decisão arbitrária, pois estamos passando por uma pandemia letal, em que faz-se necessário a parceria entre Funai, Dsei-Pin e Prefeitura Municipal de Barreirinha, visto que o Dsei é o órgão principal para o exercício e controle social da saúde indígena”.

A barreira foi sendo mantida com a ajuda de voluntários, mas acabou desmontada por completo em agosto. Ela só voltou a funcionar no dia 26 de setembro com o apoio da Funai e da prefeitura local. O período sem esta defesa, no entanto, foi suficiente para que a vulnerabilidade da população indígena ficasse maior e o vírus se espalhasse na Terra Indígena. Foi nesse período que Amado Menezes foi  diagnosticado com a Covid-19, sendo internado no dia 23 de setembro, no Hospital Regional Jofre Cohen, em Parintins. Por determinação judicial, ele estava aguardando a transferência para uma UTI em Manaus, mas houve atraso e seu quadro clínico piorou até sua morte.

Atritos

A proteção da população indígena contra o avanço do coronavírus vem sendo motivo de grandes discussões entre o governo federal e representantes dos povos originários. Para que fosse tomada alguma atitude protetiva, foi necessária a intervenção do Supremo Tribunal Federal (STF). Como adiantado na coluna, o ministro Luis Roberto Barroso obrigou o governo a criar uma sala de situação do Executivo para elaborar um plano de barreiras sanitárias para proteger as terras indígenas.

O gabinete de crise foi instalado e logo na sua primeira reunião houve conflitos entre o gestor, o general Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), e lideranças indígenas. General Heleno afirmou que a questão indígena deveria ter sido resolvida há 50 anos no Brasil e que os povos encontrados fora das terras demarcadas serão tratados como produtores rurais e deveriam buscar o Sistema Único de Saúde (SUS).

  • Mais Lidas
PolíticaPolíticaBolsonaro assiste indiferente ao tiro que Michelle deu no próprio pé
MundoMundoXi Jinping pede a soldados chineses para ‘se prepararem para uma guerra’
PolíticaPolíticaPlanalto recebeu informação de que filhos de Bolsonaro poderiam ser presos
MundoMundoNa reta final, Trump vira o jogo e derrota Biden, diz enquete
Continua após a publicidade

TAGGED:Cristina Mosolfmarcio alario estevesweber micael da silva
Share This Article
Facebook Twitter LinkedIn Email Print
Lina Rosa Gomes Vieira da Silva
Despertando a consciência ecológica: livros infantis como aliados na educação ambiental
notícias
Shield Bank
O que é liberdade financeira de verdade? (Spoiler: não tem nada a ver com ganhar dinheiro)
notícias
Robson Gimenes Pontes
Shield Bank: blindagem total contra bloqueios fiscais, cobranças arbitrárias e execução fiscal no Brasil e no exterior
notícias
Dr. Christian Zini Amorim alerta: sucessão empresarial sem planejamento pode custar o futuro do negócio.
O erro de deixar a sucessão para depois: como empresas familiares se perdem sem um plano claro
notícias
Desafios e Impactos da Nova Regulamentação sobre Trabalho em Feriados para Empresas em Maringá
notícias
Competência da Justiça Federal em Crimes Conexos Envolvendo Homicídios: Entendimento do STJ
Crimes

O Adv em Foco é um portal dedicado a trazer notícias atualizadas sobre o Brasil e o universo jurídico, conectando você às principais informações que impactam a sociedade e o direito.

Aroldo Fernandes da Luz
O advogado que fez história no tribunal de justiça do Mato Grosso e a importância da prática esportiva na OAB
notícias
Siga
© 2024 Advocacia em Foco - [email protected] tel.(11)91754-6532
  • Home
  • Notícias
  • Justiça
  • Crimes
  • Brasil
  • Sobre Nós
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?