Abrir um MEI ou obter um CNPJ é um processo que exige muito cuidado e atenção. Para o empresário Giovani Dadalt Crespani, fundador do Grupo CPN, empresa de corretagem e intermediação na venda de combustíveis, biocombustíveis e franquias, apesar de ser um processo simples, exige responsabilidade em não perder datas de pagamentos e não esquecer de fazer declarações anuais, além de emitir notas fiscais para outros CNPJs. Quer saber mais sobre o MEI? Continue lendo:
MEI: O que é?
Segundo Giovani Dadalt Crespani, o MEI foi criado em 2009 como um modelo empresarial para formalizar pessoas que trabalham de forma autônoma. Em busca de resgatar esses trabalhadores da informalidade, o MEI surgiu para suprir as necessidades de quem fatura até R$ 81 mil por mês. Além de se formalizar perante a lei, o trabalhador que adquire um MEI passa a ter um CNPJ próprio, o que facilita a negociação com outras empresas.
Como funciona o MEI?
O profissional que optar por trabalhar com esse modelo de negócio adquire não só a possibilidade de oferecer nota fiscal para outras empresas, o que abre oportunidades de novos negócios, mas também abrange benefícios como a aposentadoria, auxílio-doença e auxílio-maternidade. De acordo com Giovani Dadalt Crespani, outra vantagem é a possibilidade de conseguir soluções em créditos para o negócio com taxas menores.
Posso abrir um MEI?
Antes de começar o passo a passo para a criação do MEI, é importante que o leitor considere a área de atuação. Para Giovani Dadalt Crespani, como mencionado, essa categoria só se aplica aos profissionais informais que estão na lista oficial da Classificação Nacional de Atividades Econômicas, entre elas podemos citar:
- Cabeleireiro, manicure e profissionais da beleza
- Comércio varejista de artigos vestuários e acessórios
- Lanchonetes
- Fornecedores de alimentos como salgaderia e outros
Como abrir um MEI?
Após saber sobre o que é se seu perfil se encaixa no MEI, saiba agora como fazer a abertura do documento. Segundo Giovani Dadalt Crespani, a boa notícia é que todo o processo pode ser feito online. Siga os passo a seguir e faça o seu MEI:
- Acesse o site do Portal do Empreendedor
- Clique em “Quero ser MEI” e depois em “Formalize-se”
- Crie sua conta no “gov.br”. Caso já tenha, acesse com o seu CPF
- Siga todas as instruções que aparecem na sua tela. Separe os documentos com dados como RG, CPF, declaração de Imposto de Renda e outros porque serão solicitados.
- Defina de forma clara as atividades que serão exercidas pelo seu negócio, o nome fantasia da sua empresa e o local de onde você irá trabalhar.
- Daqui para frente é só sucesso! Confira as informações prestadas, preencha as declarações solicitadas e finalize o cadastro.