A área do Direito, que é responsável pela Seguridade Social, é conhecida como Direito Previdenciário. Para Almir Reis, especialista em Direito Previdenciário, muitas pessoas ficaram interessadas nesse assunto, principalmente quando se falava na reforma da previdência. Mas muito mais que isso, o Direito Previdenciário possui muitos outros assuntos e princípios que valem a pena ser conhecidos.
Sendo assim, se você deseja entender mais sobre essa área do Direito, confira este artigo até o final.
O que é Direito Previdenciário
Em primeiro lugar, o Direito Previdenciário é uma área autônoma do Direito Público que possui uma divisão interna, e que tem as suas próprias regras. Ele garante para o cidadão os direitos de saúde, segurança financeira e auxílio, a fim de que o governo possa amparar a população, bem como a contribuição da aposentadoria para as pessoas mais velhas, ou seja, uma estabilidade garantida.
Quais os seus princípios
Conforme comenta Almir Reis, dentre os princípios do Direito Previdenciário, estão aqueles que apontam que o direito é de responsabilidade do Estado e da população, e que todos devem contribuir para o acesso à previdência, ainda que alguém não tenha pretensão de usufruir dela. Há, também, um outro princípio que afirma os direitos básicos de cada cidadão, e o que garante a alteração de alguma área da legislação.
Quais os seus benefícios
Outro ponto importante é ressaltar os benefícios que o Direito Previdenciário apresenta para a população. O seguro da aposentadoria, bem como os direitos à saúde, amparo social, alimentação, moradia, etc. Todos esses benefícios e necessidades são, em parte, responsabilidade dos que regem as leis do Direito Previdenciário. Ou seja, reconhecer esses benefícios faz com que seja mais fácil na hora de contratar um serviço.
Como atuar na área
Assim como qualquer área do Direito, estudar faz com que você se torne um ótimo profissional. Ao conhecer as áreas de atuação, e se desempenhar esse papel, a sua carreira será, certamente, mais completa. Conforme explica Almir Reis, é importante conhecer os princípios e ter certeza com o que você deseja trabalhar, a fim de que a contribuição prestada seja feita com excelência pelo profissional, visando contribuir com o povo.
Sendo assim, após conhecer a importância e os inúmeros benefícios do Direito Previdenciário, bem como os seus princípios, faz com que a sua parte como contribuição seja feita de forma mais consciente. Para tanto, vale a pena conhecer mais sobre essa área para entender mais sobre os direitos que regem a dignidade do ser humano, e como conquistá-los.