34.7 C
Brasil
sexta-feira, julho 1, 2022
spot_img
InícionotíciasAlimentação vegana: alimentos vegetais indispensáveis que substituem a carne

Alimentação vegana: alimentos vegetais indispensáveis que substituem a carne

Para Flavio Giusti — empresário vegano há mais de 10  anos e criador do primeiro programa vegano do Brasil, o VegetariRango —, quando uma pessoa decide se tornar vegana, ela decide, conjuntamente, enfrentar variados desafios na culinária desse estilo de vida. Isso porque, é fato que a culinária mundial sempre se baseou na carne e outros alimentos de origem animal, de maneira que ir contra todo esse sistema — já bem desenvolvido e estabelecido — é bastante difícil. 

 

Afinal de contas, tal como acredita o ex-MasterChef Flavio Giusti, a grande parte dos alimentos oferecidos nas prateleiras de mercados de todo o mundo são de origem animal, e o mesmo acontece com os pratos e com as refeições em restaurantes, bares, lanchonetes, redes de fast-foods e afins. 

 

Desse modo, para Flavio Giusti, isso não somente faz com que o “recém-vegano” tenha mais recaídas durante a sua transição — o que, independente de qualquer coisa, é completamente normal —, como também dificulta, no sentido monetário, a acessibilidade a alimentos puramente vegetais, que são ofertados em menor medida e, por consequência, com preço mais elevado.

 

Além disso, o empresário Flavio Giusti também entende que preparar alimentos mais peculiares e pouco inseridos, de maneira geral, na culinária tradicional — como é o caso dos cogumelos —, é um desafio para muita gente, visto que alguns deles abarcam outras formas de preparo — o calcanhar de Aquiles para os inimigos da cozinha, não é mesmo?

 

Mas, isso pode ser resolvido com os cursos ministrados pelo renomado  youtuber vegano Flavio Giusti, que já recebeu diversos prêmios e, ainda, ministrou cursos na Europa. Se você quer ser mais um, dentre os seus 7 mil alunos, confira sua agenda, que estará disposta no final deste artigo.

 

No entanto, não somente, não conhecer alimentos capazes de substituir a carne nas mais variadas refeições, também é uma causa dos desafios encontrados pelos veganos. Por isso, a curto prazo, você já pode se inteirar da versatilidade existente na culinária vegana, que comporta variados ingredientes a serem utilizados das mais diferentes maneiras. 

 

O primeiro deles, para Flavio Giusti, é o famoso tofu, que é um tipo de queijo vegano produzido a partir do leite vegetal coalhado e que pode ser utilizado nos mais diversos pratos, como saladas, macarronadas, lanches nutritivos e afins, até porque possui uma textura saborosa e suave. Um clássico, né?

 

Há, ainda, o grão-de-bico, que é uma alternativa super viável para preparar hambúrgueres, saladas e a famosa pasta de hummus — um creme árabe saboroso e nutritivo. Os cereais, de maneira geral, também são excelentes alternativas, e a parte boa, de acordo com o renomado Flavio Giusti, é que eles podem ser agregados nas refeições mais simples do dia a dia, como num prato de arroz e feijão. 

 

Na prática, as opções são variadas: você pode optar pela quinoa, o amaranto, a aveia e, até mesmo o milho, que já é muito utilizado na culinária tradicional. Esses, por sua vez, podem ser preparados de diferentes formas, sendo possível consumir um grande teor de proteína também, assim como é possível por meio de carnes. Interessante, não é mesmo?

 

Por isso, se você quer saber mais sobre esse universo, siga o idealizador de cursos veganos no instagram: @vegetarirango e se inscreva em seu canal no youtube (Flavio Giusti), para ficar por dentro de todas as dicas veganas.

Flavio Giusti
Flavio Giusti

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes