34.7 C
Brasil
sexta-feira, julho 1, 2022
spot_img
InícionotíciasSubstitutos veganos: alimentos de origem vegetal que substituem o frango

Substitutos veganos: alimentos de origem vegetal que substituem o frango

É fato que a culinária vegana possui alimentos muito versáteis, certo? Todavia, como explica o ex-MasterChef Flavio Giusti, muitas pessoas acreditam que a dieta vegana é pouco nutritiva e que é carente de boas receitas simplesmente por não ter nada de origem animal. Pensando nisso, e na necessidade das pessoas conhecerem mais essa culinária, fizemos este artigo para que você conheça alguns substitutos do frango que podem ser inseridos no seu cardápio. Confira abaixo a lista:

 

Cogumelos

Caso você não saiba, existem diversos tipos de cogumelos (fungos comestíveis), sendo os mais usados: shimeji, shiteke e champignon. Como explica o amante de culinária, os cogumelos podem servir de substitutos do frango, uma vez que são uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, tal como a niacina e a riboflavina. Sendo assim, são uma ótima alternativa para a culinária vegana, visto que também auxiliam a produzir hormônio e são fundamentais para o sistema nervoso.

 

Edamame

Já ouviu falar nesse termo? O edamame, se trata de uma espécie de vagem, apreciada fortemente em países do Oriente. Por ser um alimento muito rico em proteínas, pode ser facilmente usado como um substituto da carne do frango. Além disso, sendo vegano há 10 anos, Flavio Giusti considera que o edamame também é rico em magnésio e ferro, contém fibras e auxilia na prevenção de prisão de ventre, por exemplo.

 

Tofu

O queijo tofu, muito popular por não ter concentração de gordura, também pode ser uma alternativa ao frango. Esse tipo de queijo é a base de soja e proteína vegetal, muito usado em diversas receitas, veganas ou não. Na visão do escritor de culinária, é um alimento que auxilia na construção muscular, controla o índice de colesterol no sangue e ainda previne doenças cardiovasculares.

 

Proteína de soja texturizada

Por possuir uma textura similar a da carne, é a opção preferida entre os veganos, além de ter alta concentração de proteína em sua composição. Um dos seus principais benefícios, como entende Flavio Giusti, é que combate a ação de radicais livres e fortalece os ossos, também auxiliando na melhora do intestino. É possível ainda, mencionarmos que além da proteína, podemos usufruir dos nutrientes da soja, como vitaminas e sais minerais.

 

Grãos

Dentre os grãos que podem ser usados nessa substituição, estão: lentilha, feijão, grão de bico e ervilha. Caso não seja do seu conhecimento, assim como as sementes, os grãos são fibrosos, antioxidantes e vitamínicos, além de serem ótimos substitutos do frango, já que são alimentos ricos em carboidratos complexos e em vitaminas do complexo B.

 

Agora que conheceu alguns substitutos da carne de frango, que tal conhecer mais receitas veganas, com ingredientes acessíveis? Para isso, conheça o trabalho de Flavio Giusti, através de seu instagram (@vegetarirango) e de seu canal no Youtube (Flavio Giusti), para que assim possa aprender novas receitas e realizar a transição alimentar. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes