Conjunto de estratégias voltadas para a promoção de uma marca na internet, o Marketing Digital é uma ferramenta que envolve o uso de diferentes canais on-line e métodos que permitem a análise dos resultados em tempo real. Eficiente em conquistar novos clientes e melhorar a rede de relacionamentos, o Marketing Digital possui melhor custo-benefício que as mídias tradicionais, e vem auxiliando empresas de todos os portes a se manterem ativas e em ascensão.
Marketing Digital: 10 dicas para melhorar a exposição da sua marca
Se você busca ampliar o seu negócio e aumentar as suas vendas, não vai querer ficar por fora do universo digital. Abaixo listamos dez dicas para melhorar a exposição da sua marca.
1. Aposte no Marketing de Conteúdo
Braço do “novo marketing”, o Marketing de Conteúdo é focado em criar materiais que transmitam credibilidade para um público que está cada vez mais atento. Ao criar conteúdo próprio, é possível utilizá-lo para consolidar base de leads (potenciais clientes), solicitando um breve cadastro em troca de algum conteúdo relevante para aquela pessoa. Essas ferramentas podem ser potencializadas com a criação de anúncios em meios digitais, como o Google ou o Facebook, que permitem a divulgação por nicho, a partir da definição de um público específico.
2. Utilize ferramentas de análise de tráfego
Elas nos permitem analisar todas páginas visitadas no site, tornando possível ver onde e como navegaram. Tais ferramentas ajudam a dar inputs sobre problemas vivenciados pelo usuário, quais os motivos que os fizeram deixar a página e o que os convenceu a efetuar a compra. Ao ter conhecimento desses dados, fica muito mais fácil definir a melhor estratégia para estruturar o site.
3. Interaja com os usuários
Muito mais do que robôs tirando as dúvidas dos clientes, os chats virtuais são uma excelente oportunidade para criar chances de negócios sem perder o timing. E por diversas vezes o consumidor não quer esperar que respondam seu e-mail e tampouco deseja conversar apenas com uma máquina. O importante é fazer com que o consumidor se sinta compreendido. E sem demora.
4. Avalie o seu público
Mais do que uma questão de linguagem, o comportamento do consumidor reflete também sua faixa etária. Os jovens, por exemplo, interagem com mais frequência nas mídias sociais, em geral, utilizando-as para manter contato com seus amigos. Enquanto isso, a audiência mais madura sente maior necessidade de se expressar quando o assunto envolve reclamações sobre produtos e serviços ou atenção na busca por informações. Identificar o comportamento do seu público é essencial para interagir da melhor forma.
5. Fique atento a todas as plataformas
Para cada nova plataforma, uma nova estratégia. Além de se preocupar com as mídias sociais – como Facebook, Instagram, Twitter e Google + –, é importante estar atento a outras plataformas para diversificar o seu conteúdo. Dependendo do seu público, pode ser válido investir no YouTube ou em aplicativos, como WhatsApp. Se a sua marca trabalha com casamentos, moda, decoração e beleza, por exemplo, certamente sua estratégia não pode ignorar o Pinterest. Quando se tem um produto específico é importante identificar onde seu público está e estreitar laços para investir em ações focadas.
6. Amplie o alcance
Saber otimizar buscas no Google deve ser prioridade do empreendedor. Além de investir em anúncios pagos, é importante adotar estratégias de SEO para melhorar a presença da sua marca em buscas orgânicas. No caso do Facebook, é importante criar conteúdos com potencial de viralização e compartilhamento.
7. Invista em mídias pagas
Investir em mídia é um ótimo recurso quando há conteúdo de qualidade a ser divulgado, com alta possibilidade de compartilhamento, que possa resultar em vendas. Se você produziu um excelente conteúdo, por que não fazê-lo chegar a um número maior de pessoas? Desde que a decisão de comprar anúncios seja bem planejada (e, posteriormente, justificada em relatórios de performance), a estratégia de promover conteúdo em mídias sociais pode ser um bom investimento.
8. Personalize suas postagens para cada plataforma
Estar presente em várias redes é uma forma de atingir diferentes públicos. Mas é preciso personalizar as postagens para que elas alcancem os resultados desejados. Cada plataforma possui suas características e particularidades. Por isso, fique atento na hora de republicar o mesmo conteúdo em diferentes redes.
9. Trabalhe com influenciadores das mídias sociais
O digital influencer pode ser um forte aliado para a sua marca. Isso porque essas pessoas representam os ideais dos seus seguidores e dão um novo brilho criativo para suas ações de comunicação. Os consumidores depositam sua confiança nos influencers que, por sua vez, mostram nas redes tudo o que há de melhor. Se o influenciador usa o seu produto, com certeza muitos seguidores também vão querer provar.
10. Encontre o melhor momento para publicar
Mesmo produzindo um conteúdo relevante e bem-elaborado, sua publicação pode não gerar o resultado que merece, caso não chegue até sua audiência no momento certo. É por isso que o momento das postagens também deve ser levado em conta. Não existe uma regra para definir o melhor momento, pois depende do ramo de atuação. Restaurantes, por exemplo, podem dar preferência aos horários próximos do almoço ou jantar.
Para melhorar a exposição da sua marca, comece colocando em prática estas dez dicas. O próximo passo para desenvolver uma estratégia certeira é continuar acompanhando nossas postagens. Fique de olho!