Você sabia que o direito à moradia está previsto na Constituição Federal? Renan da Mata, candidato a deputado estadual de São Paulo, ressalta que essa é uma pauta de extrema urgência a ser debatida no meio político, haja vista que mesmo sendo um direito constitucional as políticas públicas não são projetadas de forma adequada para atender a grande parcela de cidadãos sem moradia no país.
Como você deve saber, basicamente, o direito de moradia é o direito de ter um lar, seja casa própria ou alugada. Como explica Renan da Mata, esse direito se tornou universal, sendo aplicado mundialmente, sendo considerado um direito fundamental na vida das pessoas. Entretanto, com a desigualdade social e falta de medidas, nem toda a população brasileira usufrui de uma moradia.
Direito à moradia
Assegurado no artigo 6° da Constituição Federal do Brasil, o direito à moradia consiste no fato de que toda pessoa tem direito a uma padrão de vida capaz de assegurar a si e sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação entre outros quesitos. Nesse sentido, Renan da Mata defende que esse direito deve ser reconhecido por tratar-se de um princípio da dignidade da pessoa humana.
Vale pontuar também que o direito à moradia não consiste em um direito individual e sim coletivo, por isso também é chamado de direito social, pois é relevante para toda a sociedade. Candidatando-se ao cargo de deputado estadual de São Paulo, Renan da Mata entende a necessidade dos cidadãos lutarem por causas sociais, mostrando seu comprometimento com a população, sobretudo na luta pelo direito à moradia.
Nascido na Bahia, Renan da Mata compreende as dificuldades que passam as minorias no nosso país. E por isso, tendo enfrentado muitas dificuldades na sua trajetória de vida, até alcançar suas experiências políticas, o candidato se mostra preocupado com a situação dos cidadãos brasileiros e se candidata a deputado estadual por São Paulo para transformar os sonhos dos paulistas em realidade.
Conhecendo melhor Renan da Mata
Caso você não saiba, o líder evangélico já possui imenso reconhecimento político, pelas suas participações e contribuições no ramo. Em 2016, Renan da Mata se tornou Secretário Parlamentar do Presidentes da Frente Parlamentar Evangélica e em seguida se tornou destaque pela sua atuação como Secretário Estadual do PSC, onde fundou o PSC Negro, mostrando adepto também às causas raciais.
Isto posto, se você preza por candidatos que priorizem as causas sociais para administrar as políticas públicas do estado de São Paulo, Renan da Mata é, certamente, o candidato ideal para o cargo de deputado estadual. Tendo o papel de representar o povo na Assembleia Legislativa, o candidato vem se mostrando apto, pois compreende as reais necessidades dos cidadãos e procura sempre trazer soluções e ideias pertinentes para os impasses encontrados.