Você sabia que, agora, mais do que nunca é fundamental se preocupar com a visibilidade de seu serviço? O Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, advogado e idealizador do Método Carvalho, indica que, devido ao período de isolamento social, fomentou-se ainda mais as questões de marketing e reconhecimento de marca e, claro, que a área jurídica está inclusa nessa discussão.
O mercado jurídico é muito competitivo, certo? Nesse sentido, é preciso compreender que os advogados que investem em marketing jurídico, planejam e executam estratégias conseguem se destacar e atrair clientes independente do número de concorrentes que possuam. Entretanto, o Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros reforça que existem restrições que esses profissionais devem seguir para agir com conduta na divulgação de seus serviços.
Confira, a seguir, como divulgar seu trabalho através do marketing jurídico:
- Invista em identidade visual
Para iniciar um marketing jurídico, o advogado deve compreender que a identidade visual será sua base, afinal, ela é responsável por transmitir seu profissionalismo, além de ser o modo como os clientes enxergam seu trabalho. Por isso, é preciso estabelecer logotipo, cores, fonte, assinatura, fachada do escritório, cartão de visita e todos os aspectos comunicativos que levem a identidade visual de sua marca.
- Selecione as redes sociais com as quais trabalhará
Para o empreendedor jurídico, Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, investir nas mídias sociais é um modo de impulsionar a comunicação com potenciais clientes, simplificando a atividade de levar novos visitantes ao website. E, para que isso ocorra, é preciso delimitar estratégias de alcance, dentro das normas jurídicas, bem como definir quais redes sociais serão melhor aproveitadas por você.
- Tenha um site
Muitos segmentos ainda carregam receios de estar no âmbito digital, porém, o advogado deve entender que, sendo autônomo ou uma empresa, ter uma página na Web é fundamental, uma vez que, por meio dela, é possível estar disponível a qualquer momento, uma vez que se trata de um canal de contato; demonstra autoridade, por meio de conteúdos de blog jurídico; conquista novos clientes e ajuda para manter as suas informações atualizadas.
- Invista em indicações
Você sabia que pode trabalhar indicações além de parcerias através dos próprios clientes? O professor e advogado Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros indica que, no meio jurídico, é possível aplicar ações que também são relevantes para a fidelização. Para isso, defina o que será mais conveniente para o seu público, sorteio, brindes, etc para o cliente e sua indicação. Lembre-se que estimular essa ação deve ser compatível com o interesse de seu público e com a identidade de sua empresa.
- Use o marketing local ao seu favor
Por fim, escritórios de advocacia com um raio de alcance mais local podem aproveitar a área para realizar parcerias, eventos e instalações físicas para investir em seu marketing. Para isso, o Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros esclarece que o advogado deve investir no espaço físico de sua empresa, promovendo um ambiente agradável, além de participar de eventos, como palestrante ou patrocinador, e formar parcerias com escritórios de assessorias diferentes da sua.