Advocacia em FocoAdvocacia em Foco
  • Home
  • Notícias
  • Justiça
  • Crimes
  • Brasil
  • Sobre Nós
Reading: TJDFT – Lei que criminaliza aumento de preços de produtos de combate ao coronavírus é inconstitucional
Share
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Advocacia em FocoAdvocacia em Foco
  • Home
  • Notícias
  • Justiça
  • Crimes
  • Brasil
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Notícias
  • Justiça
  • Crimes
  • Brasil
  • Sobre Nós
Siga
Advocacia em Foco > Blog > Justiça > TJDFT – Lei que criminaliza aumento de preços de produtos de combate ao coronavírus é inconstitucional
Justiça

TJDFT – Lei que criminaliza aumento de preços de produtos de combate ao coronavírus é inconstitucional

Charles Moore
Charles Moore 22 de outubro de 2020
Share
SHARE

O Conselho Especial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT, por unanimidade, declarou a inconstitucionalidade da Lei Distrital no 6.590/2020, que considerava crime contra o consumidor, a elevação de preços de insumos, bens, produtos ou serviços utilizados no combate e prevenção do coronavírus, sem que haja justo motivo.

A ação direta de inconstitucionalidade foi ajuizada pelo Governador do DF, que já havia vetado o projeto de lei, pois vislumbrou a presença vício de inconstitucionalidade formal, em razão de a norma criar novo tipo de crime, o que afronta a competência privativa da União para legislar sobre direito penal.

Assim, aderindo ao entendimento de que a lei violou competência privativa da União, os desembargadores declararam sua inconstitucionalidade com efeitos retroativos à data de publicação.

PJe2: 0715504-38.2020.8.07.0000

The post TJDFT – Lei que criminaliza aumento de preços de produtos de combate ao coronavírus é inconstitucional appeared first on AASP.

TAGGED:Cristina Mosolfmarcio alario estevesweber micael da silva
Share This Article
Facebook Twitter LinkedIn Email Print
“Bolsonaro e réus do 81 podem ter pena reduzida no Brasil”
notícias
Kelsem Ricardo Rios Lima destaca que a segurança digital e a certificação eletrónica elevam a confiança nos Registros de Imóveis ao garantir autenticidade e proteção avançada dos dados.
Segurança digital e certificação eletrônica ampliam a confiança nos Registros de Imóveis
notícias
Preservar o meio ambiente começa pelo tratamento adequado de esgoto, reforça Márcio Velho da Silva.
Tratamento de esgoto: Entenda o porquê dele ser essencial para a preservação meio ambiente
notícias
O mercado imobiliário em Igaratá – SP revela tendências e oportunidades que impulsionam a região, observa Ademir Pereira de Andrade.
Mercado imobiliário em Igaratá – SP: Tendências, oportunidades e desafios
notícias
Fraudes contra aposentados: Como se proteger de golpes, fake news e links perigosos em 2025/2026 — uma orientação essencial promovida pelo Sindnapi - Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos.
Fraudes contra aposentados: Como se proteger, evitar golpes, fake news e links perigosos em 2025/2026
notícias
OAB lança obras que fortalecem a advocacia e a justiça criminal em casos de violência sexual
Brasil

O Adv em Foco é um portal dedicado a trazer notícias atualizadas sobre o Brasil e o universo jurídico, conectando você às principais informações que impactam a sociedade e o direito.

Ministério da Justiça quer unificar forças policiais com foco em eficiência e respeito aos direitos
Justiça
Siga
© 2024 Advocacia em Foco - [email protected] tel.(11)91754-6532
  • Home
  • Notícias
  • Justiça
  • Crimes
  • Brasil
  • Sobre Nós
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?