Florianópolis é a Cidade Mais Competitiva do Brasil por Terceiro Ano Consecutivo
Pelo terceiro ano consecutivo, Florianópolis foi considerada a cidade mais competitiva do Brasil, segundo o Ranking de Competitividade dos Municípios 2025. Este título é um reflexo da gestão pública eficiente e das políticas públicas bem implementadas na cidade, que demonstram o comprometimento em promover a competitividade e melhorar a gestão municipal.
O Ranking de Competitividade dos Municípios 2025 foi publicado pelo CLP (Centro de Liderança Pública) nesta quarta-feira (27), e Florianópolis não teve rivais na disputa por este título. A cidade foi seguida por Vitória, São Paulo, Porto Alegre e Curitiba, que completam o top cinco. Este é o resultado da sexta edição do levantamento, que avalia a competitividade dos municípios brasileiros com base em 13 pilares considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública.
Os pilares utilizados no Ranking de Competitividade dos Municípios 2025 são os seguintes: sustentabilidade fiscal, funcionamento da máquina pública, acesso à saúde, qualidade da saúde, acesso à educação, qualidade da educação, segurança, saneamento, meio ambiente, inserção econômica, inovação e dinamismo econômico, capital humano e telecomunicações. Estes indicadores são fundamentais para avaliar a competitividade dos municípios brasileiros e demonstrar os resultados das políticas públicas implementadas.
O diretor-presidente do CLP, Tadeu Barros, destacou que um município competitivo é aquele em que as políticas públicas são implementadas de forma eficiente. Segundo ele, um município é considerado competitivo quando suas políticas públicas transferem benefícios para a sociedade e promovem o desenvolvimento econômico e social. A gestão pública eficiente é fundamental para alcançar estes objetivos.
A classificação de Florianópolis como a cidade mais competitiva do Brasil por terceiro ano consecutivo é um reflexo da gestão pública eficiente e das políticas públicas bem implementadas na cidade. Este resultado é um reconhecimento à dedicação dos gestores públicos em promover a competitividade e melhorar a gestão municipal, o que beneficia não apenas os moradores de Florianópolis, mas também o desenvolvimento econômico e social do país como um todo.