Advocacia em FocoAdvocacia em Foco
  • Home
  • Notícias
  • Justiça
  • Crimes
  • Brasil
  • Sobre Nós
Leitura: Escritório de Advocacia Condenado por Racismo Recreativo
Compartilhar
Redimensionador de fonteAa
Redimensionador de fonteAa
Advocacia em FocoAdvocacia em Foco
  • Home
  • Notícias
  • Justiça
  • Crimes
  • Brasil
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Notícias
  • Justiça
  • Crimes
  • Brasil
  • Sobre Nós
Siga-nos
Advocacia em Foco > Blog > notícias > Escritório de Advocacia Condenado por Racismo Recreativo
notícias

Escritório de Advocacia Condenado por Racismo Recreativo

6 de março de 2025
Compartilhar
Compartilhar

O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2) decidiu condenar um escritório de advocacia a pagar R$ 50 mil em danos morais a um advogado que foi alvo de piadas racistas em um grupo de WhatsApp da empresa. A 12ª Turma do tribunal considerou que o racismo disfarçado de humor fere a dignidade do trabalhador e deve ser reprimido pela Justiça.

 

O advogado apresentou como evidência “prints” das conversas e uma ata notarial que analisou as mensagens. Durante seu depoimento, ele relatou que o sócio do escritório fazia comentários sobre seu “cabelo ruim” e o associava a estereótipos negativos, como “maconheiro” e “traficante”. Além disso, o grupo continha piadas que ofendiam pessoas negras em geral. Uma testemunha corroborou que o sócio e outros funcionários faziam “brincadeiras” relacionadas à cor da pele do advogado.

 

Em defesa, o escritório contestou a validade das provas, alegando que as conversas não tinham caráter institucional. Afirmou ainda que o advogado participava das brincadeiras e estava satisfeito com o ambiente de trabalho. No entanto, uma testemunha do escritório admitiu que chamava o reclamante de “negão”, enquanto o sócio negou que as discussões no grupo fossem sobre trabalho.

 

A juíza-relatora, Soraya Lambert, reconheceu a prática de racismo recreativo, que, segundo o jurista Adilson Moreira, se refere a “piadas racistas que, na verdade, visam manter uma estrutura social que desvaloriza o povo negro”. A magistrada enfatizou que tal conduta requer uma resposta adequada da Justiça para coibir esses comportamentos no ambiente profissional.

 

Ao determinar o valor da indenização, a juíza considerou a situação da vítima, do agressor, a gravidade do dano e a necessidade de uma medida pedagógica. Assim, o montante foi reduzido de R109,3milparaR 109,3 mil para R109,3milparaR 50 mil.

 

O processo está sob segredo de justiça, e cabe recurso da decisão. Essa condenação destaca a importância de um ambiente de trabalho respeitoso e livre de discriminação, reforçando a necessidade de ações efetivas contra o racismo em todas as suas formas.

 

Para mais informações sobre termos jurídicos, o TRT-2 disponibiliza um glossário que pode ser acessado por aqueles que desejam entender melhor as expressões utilizadas no contexto legal.

Compartilhar este artigo
Facebook LinkedIn E-mail Imprimir
Mãos digitam em um laptop enquanto revisam documentos sobre uma mesa.
STF identifica tentativa de manipular inteligência artificial por meio de comando oculto em petição
notícias
Juiz trabalha em um computador portátil em um escritório jurídico.
TRF1 automatiza extinção de 63,3 mil execuções fiscais após quitação ou cancelamento de dívidas
notícias
Cartonale
Separadores evitam corrosão entre peças metálicas empilhadas
notícias
Visualização digital abstrata com elementos tridimensionais coloridos, representando inteligência artificial.
TSE fixa critérios para caracterizar deepfake e estabelece limites para propaganda eleitoral nas Eleições 2026
notícias
Close de uma interface digital com gráficos e elementos de análise de dados em ambiente escuro.
TRT-2 lança painel para acompanhar precedentes, incidentes e processos suspensos
notícias
Duas pessoas acompanham uma consulta on-line em um laptop, em um ambiente profissional.
TSE e DPU ampliam assistência jurídica eleitoral gratuita com atendimento remoto em todo o país
notícias

O Adv em Foco é um portal dedicado a trazer notícias atualizadas sobre o Brasil e o universo jurídico, conectando você às principais informações que impactam a sociedade e o direito.

Brasil e União Europeia criam maior área de fluxo seguro de dados do mundo: o que muda para empresas, consumidores e a economia digital
notícias
Siga-nos
© 2024 Advocacia em Foco - [email protected] tel.(11)91754-6532
  • Home
  • Sobre Nós
  • Notícias
  • FALE CONOSCO
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?