O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes é especialista em urologia e conta com uma larga experiência na área. Sempre antenado nas últimas tendências tecnológicas, o médico aborda temas sobre a inovação tecnológica no campo medicinal e seus benefícios para o setor.
“O avanço tecnológico promoveu diversas mudanças e melhorias nas sociedades nos mais diferentes setores, dentre eles, é claro, a medicina”, narra o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes. Com o desenvolvimento de tecnologias arrojadas, agora os exames são mais precisos e oferecem um quadro detalhado de como está a situação do cliente.
As chamadas cirurgias robóticas, por exemplo, são ótimos exemplos do advento tecnológico e em como isso beneficiou a medicina. Dessa maneira, um procedimento cirúrgico que duraria horas e uma recuperação demorada, hoje, é feito de forma mais segura, precisa e rápida. Além disso, é conhecido por ser menos invasivo, desse modo, não agride de maneira demasiada o paciente e promove uma rápida recuperação.
O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes utiliza em seus procedimentos para o tratamento do câncer de próstata uma forma muito inovadora de cirurgia robótica minimamente invasiva, a prostatectomia robótica.
“Hoje, há em ascensão estudos moderníssimos que prometem ser mais uma revolução tecnológica”, afirma o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes. Envoltos nos temas sobre impressão de órgãos 3D e edição genética.
Ainda em se tratando das inovações e tendências na área médica, nesse sentido, a Telemedicina, com a instauração da quarentena por conta da disseminação da covid-19, tornou-se uma parte fundamental para médicos e pacientes:
O médico Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes fala que com a telemedicina consultas médicas podem ser realizadas de forma remota, sem a necessidade do paciente estar presente fisicamente no consultório, dessa forma, o médico consegue realizar a consulta de forma mais segura e fazer um acompanhamento adequado para com o paciente.
“Deste modo, a partir dos conceitos e inovações mencionados, fica evidente que o futuro da médica caminha para a tecnologia e tudo que a acarreta”, conclui o médico Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes: “A tendência é que o ambiente hospital se torne cada vez mais automatizado, auxiliando médicos e enfermeiros e promovendo altas chances de cura para com os pacientes.”