Você sabe o que é automobilismo virtual? Para quem não conhece, trata-se da prática de realizar o automobilismo com simuladores. O empresário, Joni Ricardo Fernandes Duarte, aponta que, principalmente com os avanços tecnológicos, essa é uma área que se encontra em constante crescimento. Quer saber mais? Então continue a leitura deste artigo.
O que é o automobilismo virtual?
Como citado, automobilismo virtual é aquele praticado por meio de simuladores – os mesmos que são utilizados por pilotos profissionais para treinamento. Dentro desta modalidade, existem diversos tipos de competições, tanto no Brasil quanto em todo o mundo, que refletem o crescimento que essa área está obtendo.
Como ele funciona?
Para quem está confuso, saiba que as competições do automobilismo virtual ocorrem de forma online com participantes de toda parte. O renomado Joni Ricardo Fernandes Duarte, comenta que assim como no esporte tradicional, essa modalidade é organizada, com cronogramas definidos, transmissão ao vivo e premiações.
Quais as funções presentes nesse esporte?
Assim como na vida real, no automobilismo virtual, existem equipes que se preparam e se organizam para as competições. Sendo assim, cada integrante terá uma função específica. O piloto, por exemplo, será o atleta que irá competir contra os adversários. Já os Spotter — também chamados de Engenheiros —, serão responsáveis por dar suporte ao piloto através da comunicação por voz.
Outra função presente também, é a da Comunicação da Equipe, da qual tem como obrigação cuidar da identidade visual do grupo. O apaixonado pelo ramo automobilístico, Joni Ricardo Fernandes Duarte, ainda comenta que, essas equipes possuem um gerente que tem como trabalho ser responsável por coordená-las.
Quais são as competições?
Atualmente, existem diversos tipos de competições dentro do automobilismo virtual. Uma delas é a Porsche Sport, que em 2021 realizou dois campeonatos de disputa, um para pilotos mais experientes e outro para iniciantes. Além dessa, a F1BC Championship da BMW também está inclusa e oferece, inclusive, transmissões ao vivo das partidas.
Por fim, para além dessas duas, ainda há a Accelerate, que foi lançada pela Fórmula E e reúne competidores de diversos países. O prêmio para os vencedores é de cerca de R$ 650.000. Sendo assim, o empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte ressalta que, essas competições mostram o quanto o automobilismo virtual é uma área em ascensão.