Para a empresária e economista Claudia Angelica Martinez, as dificuldades que os empreendedores precisam lidar no nosso país já não é segredo para ninguém. Um exemplo desses problemas, como já imaginado, resultam nos altos índices das taxas de desemprego e falência no nosso Brasil, números que chegam a ultrapassar 600 empresas que fecham as portas todos os anos. Assustador, não é mesmo?
Mas você saberia responder quais são as principais dificuldades que um empreendedor, ou até mesmo a empresa e seus próprios gestores lidam todos os dias, e se existe alguma solução para o revertério da situação? Para entender mais sobre esse assunto, basta acompanhar esse artigo até o final, a fim de obter as suas próprias conclusões.
Dificuldades enfrentadas pelos empreendedores
Conforme explica a empresária Claudia Martinez, podemos listar, facilmente, as principais dificuldades encontradas por aqueles que trabalham por conta própria se pensarmos não apenas no quesito financeiro, mas também em todas as etapas de empreender. Essas dificuldades podem ser entendidas como:
- Falta de apoio;
- Medo do desconhecido;
- Dificuldade de encontrar investidores;
- Falta de recomendação por parte de amigos e familiares.
Em outras palavras, para aqueles que iniciam em um caminho totalmente novo, e normalmente sem nenhum tipo de incentivo, fica muito mais difícil continuar. Mas felizmente, existem pequenas soluções que podem facilitar a vida de muitos empreendedores e empreendedoras que estão no início da sua carreira e que querem, de alguma forma, obter êxito em seus trabalhos. Confira a seguir!
- Não esperar pelos outros
O primeiro passo, conforme explica a economista Claudia Angelica Martinez, é ter em mente que esperar pelos outros nem sempre é a melhor opção. Isso quer dizer que não vale a pena esperar por alguém para iniciar, ou aguardar a boa vontade dos amigos e da família para que eles recomendem os seus serviços e produtos, porque na maioria das vezes eles não o farão, será sempre você e seus objetivos.
- Ter um bom planejamento estratégico
O segundo, como você já deve imaginar, é o bom planejamento e gestão. De nada adianta seguir bons passos e recomendações na hora de empreender se não existe uma estratégia por trás de todas as etapas, e isso quer dizer que desde o desenvolvimento do seu produto e serviço, até o marketing e a venda, precisam ser pensados visando um maior alcance e satisfação do público.
- Estar pronto para novos desafios
Por fim, essa última dica pode parecer um pouco clichê, mas é a mais pura verdade: estar pronto para novos desafios. Conforme assinala a economista e empresária Claudia Martinez, todos os dias algo novo surgirá para testar os seus limites dentro de sua área, e é justamente aí que entra o planejamento e a autonomia, para conseguir lidar melhor com as dificuldades que os empreendedores brasileiros lidam todos os dias.