Advocacia em FocoAdvocacia em Foco
  • Home
  • Notícias
  • Justiça
  • Crimes
  • Brasil
  • Sobre Nós
Reading: TJDFT – Lei que criminaliza aumento de preços de produtos de combate ao coronavírus é inconstitucional
Share
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Advocacia em FocoAdvocacia em Foco
  • Home
  • Notícias
  • Justiça
  • Crimes
  • Brasil
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Notícias
  • Justiça
  • Crimes
  • Brasil
  • Sobre Nós
Siga
Advocacia em Foco > Blog > Justiça > TJDFT – Lei que criminaliza aumento de preços de produtos de combate ao coronavírus é inconstitucional
Justiça

TJDFT – Lei que criminaliza aumento de preços de produtos de combate ao coronavírus é inconstitucional

Charles Moore
Charles Moore 22 de outubro de 2020
Share
SHARE

O Conselho Especial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT, por unanimidade, declarou a inconstitucionalidade da Lei Distrital no 6.590/2020, que considerava crime contra o consumidor, a elevação de preços de insumos, bens, produtos ou serviços utilizados no combate e prevenção do coronavírus, sem que haja justo motivo.

A ação direta de inconstitucionalidade foi ajuizada pelo Governador do DF, que já havia vetado o projeto de lei, pois vislumbrou a presença vício de inconstitucionalidade formal, em razão de a norma criar novo tipo de crime, o que afronta a competência privativa da União para legislar sobre direito penal.

Assim, aderindo ao entendimento de que a lei violou competência privativa da União, os desembargadores declararam sua inconstitucionalidade com efeitos retroativos à data de publicação.

PJe2: 0715504-38.2020.8.07.0000

The post TJDFT – Lei que criminaliza aumento de preços de produtos de combate ao coronavírus é inconstitucional appeared first on AASP.

TAGGED:Cristina Mosolfmarcio alario estevesweber micael da silva
Share This Article
Facebook Twitter LinkedIn Email Print
Ediney Jara de Oliveira analisa como as cidades médias estão se consolidando como novos polos estratégicos de consumo e investimento no Brasil.
Cidades médias: Veja tudo sobre os novos polos de consumo e investimento
notícias
“Bolsonaro e réus do 81 podem ter pena reduzida no Brasil”
notícias
Kelsem Ricardo Rios Lima destaca que a segurança digital e a certificação eletrónica elevam a confiança nos Registros de Imóveis ao garantir autenticidade e proteção avançada dos dados.
Segurança digital e certificação eletrônica ampliam a confiança nos Registros de Imóveis
notícias
Preservar o meio ambiente começa pelo tratamento adequado de esgoto, reforça Márcio Velho da Silva.
Tratamento de esgoto: Entenda o porquê dele ser essencial para a preservação meio ambiente
notícias
O mercado imobiliário em Igaratá – SP revela tendências e oportunidades que impulsionam a região, observa Ademir Pereira de Andrade.
Mercado imobiliário em Igaratá – SP: Tendências, oportunidades e desafios
notícias
Fraudes contra aposentados: Como se proteger de golpes, fake news e links perigosos em 2025/2026 — uma orientação essencial promovida pelo Sindnapi - Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos.
Fraudes contra aposentados: Como se proteger, evitar golpes, fake news e links perigosos em 2025/2026
notícias

O Adv em Foco é um portal dedicado a trazer notícias atualizadas sobre o Brasil e o universo jurídico, conectando você às principais informações que impactam a sociedade e o direito.

Ministério da Justiça quer unificar forças policiais com foco em eficiência e respeito aos direitos
Justiça
Siga
© 2024 Advocacia em Foco - [email protected] tel.(11)91754-6532
  • Home
  • Notícias
  • Justiça
  • Crimes
  • Brasil
  • Sobre Nós
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?