Advocacia em FocoAdvocacia em Foco
  • Home
  • Notícias
  • Justiça
  • Crimes
  • Brasil
  • Sobre Nós
Leitura: TJDFT – Lei que criminaliza aumento de preços de produtos de combate ao coronavírus é inconstitucional
Compartilhar
Redimensionador de fonteAa
Redimensionador de fonteAa
Advocacia em FocoAdvocacia em Foco
  • Home
  • Notícias
  • Justiça
  • Crimes
  • Brasil
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Notícias
  • Justiça
  • Crimes
  • Brasil
  • Sobre Nós
Siga-nos
Advocacia em Foco > Blog > Justiça > TJDFT – Lei que criminaliza aumento de preços de produtos de combate ao coronavírus é inconstitucional
Justiça

TJDFT – Lei que criminaliza aumento de preços de produtos de combate ao coronavírus é inconstitucional

22 de outubro de 2020
Compartilhar
Compartilhar

O Conselho Especial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT, por unanimidade, declarou a inconstitucionalidade da Lei Distrital no 6.590/2020, que considerava crime contra o consumidor, a elevação de preços de insumos, bens, produtos ou serviços utilizados no combate e prevenção do coronavírus, sem que haja justo motivo.

A ação direta de inconstitucionalidade foi ajuizada pelo Governador do DF, que já havia vetado o projeto de lei, pois vislumbrou a presença vício de inconstitucionalidade formal, em razão de a norma criar novo tipo de crime, o que afronta a competência privativa da União para legislar sobre direito penal.

Assim, aderindo ao entendimento de que a lei violou competência privativa da União, os desembargadores declararam sua inconstitucionalidade com efeitos retroativos à data de publicação.

PJe2: 0715504-38.2020.8.07.0000

The post TJDFT – Lei que criminaliza aumento de preços de produtos de combate ao coronavírus é inconstitucional appeared first on AASP.

MARCADO:Cristina Mosolfmarcio alario estevesweber micael da silva
Compartilhar este artigo
Facebook LinkedIn E-mail Imprimir
Luiz Felipe do Valle Silva do Quental de Menezes
Expansão estruturada impulsiona a consolidação da Rede Paz no setor de combustíveis
notícias
Victor Maciel
A nova desigualdade brasileira não é social — é tributária
notícias
IA no Direito: 77% dos profissionais jurídicos já utilizam inteligência artificial semanalmente e o que isso muda na prática da advocacia
IA no Direito: 77% dos profissionais jurídicos já utilizam inteligência artificial semanalmente e o que isso muda na prática da advocacia
notícias
Impacto econômico do Código Civil pode movimentar bilhões e redefinir relações no Brasil
notícias
Direito trabalhista de faltar até três dias para exames: o que muda na rotina do trabalhador e das empresas
notícias
Inteligência artificial expõe falhas na gestão jurídica no Brasil e pressiona modernização do sistema
Brasil

O Adv em Foco é um portal dedicado a trazer notícias atualizadas sobre o Brasil e o universo jurídico, conectando você às principais informações que impactam a sociedade e o direito.

Leonardo Manzan elucida como a cumulatividade afeta a competitividade e o aproveitamento de créditos nas cadeias produtivas longas.
Cumulatividade e créditos do IBS e CBS em cadeias longas na análise de Leonardo Manzan
notícias
Siga-nos
© 2024 Advocacia em Foco - [email protected] tel.(11)91754-6532
  • Home
  • Sobre Nós
  • Quem Faz
  • Notícias
  • FALE CONOSCO
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?