Para viajar para outros países é necessário realizar a troca da moeda brasileira pela moeda estrangeira. Diante disso, o ilustre Vicente Conte Neto entende que é importante que as pessoas conheçam mais o mercado de câmbio a fim de compreender melhor as negociações efetuadas no mesmo. Você se interessa por assuntos de mercado financeiro? Prossiga com a leitura e saiba mais sobre o mercado de câmbio.
O que é mercado de câmbio?
Segundo o empresário Vicente Conte Neto, o mercado de câmbio é um ambiente do mercado financeiro no qual ocorre a troca entre duas moedas de dois países distintos. Logo, o mesmo é considerado um comércio monetário global, que desempenha a função de trocar uma moeda pela outra, considerando o valor que uma exerce sobre a outra.
Assim, esse tipo de mercado é contemplado pela operação de trocas das moedas que são utilizadas no sistema econômico de um país. Esse procedimento é necessário para que um determinado indivíduo possa circular em um país estrangeiro tranquilamente, podendo realizar compras e pagamentos de estadia no mesmo.
Como funciona o mercado de câmbio?
Além disso, como comenta o homem de negócios Vicente Conte Neto, o funcionamento do mercado de câmbio é realizado mediante as negociações nas quais uma moeda pertencente a um país é oferecida em troca de outra. Portanto, para que uma unidade monetária seja comprada, é preciso oferecer em troca um valor monetário de uma nação que equivale a moeda que se deseja adquirir.
Ainda, para ter conhecimento sobre o valor que uma moeda tem sobre a outra na realização das negociações monetárias, é necessário efetuar um cálculo, no qual se aplica a seguinte fórmula: CR (câmbio real) = CN (câmbio nominal, moeda de cálculo base) x IE (taxa de inflação externa) / II (taxa de inflação interna).
Qual a importância do mercado de câmbio?
Por fim, como aponta o especialista em mercado financeiro Vicente Conte Neto, o mercado de câmbio desempenha um papel de suma importância para o mercado financeiro, influenciando a expressão quantitativa entre moedas, fazendo com que o valor monetário entre as trocas dependa de quão valorizada as mesas estão.
Também, esse tipo de mercado auxilia no pagamento e recebimento de recursos financeiros estrangeiros, contribuindo para a realização de investimentos em títulos de corporações estrangeiras. Desse modo, as negociações entre moedas proporcionam um cenário favorável para a economia de ambos países negociantes.
Quer viajar para outro país? Agora você já sabe um pouco mais sobre como funciona a troca de suas respectivas moedas.