Você sabe qual a diferença entre a anestesia geral e anestesia local? O médico anestesiologista José Admirço Lima Filho conta que as duas têm sua importância e funcionalidade. Confira agora para quê essas duas anestesias servem e quem pode escolher o uso delas.
Sobre a anestesia
José Admirço Lima Filho, como um médico especializado em anestesia, conta que a anestesia é uma substância utilizada para “relaxar” o corpo sem que um indivíduo sinta as dores de uma operação, parto, sutura ou qualquer outro processo que mantenha o tecido interno exposto, ou seja, qualquer processo doloroso.
Por esse motivo, é preciso que a anestesia seja manuseada por um profissional especializado que saiba qual anestesia é a mais adequada no momento. Afinal, a anestesia geral, dependendo do caso, pode ser bem prejudicial à saúde do paciente, já que ela alcança diversos órgãos para que eles não funcionem durante o processo. O médico responsável pelo processo sempre saberá qual o melhor método.
A diferença entre anestesia geral e local
Você sabe qual a diferença entre as duas? O doutor José Admirço Lima Filho afirma que a anestesia geral é em “vapor”, ou seja, um “arzinho” que o paciente respira e, ao entrar nas vias respiratórias, as substâncias presentes nele se espalham pelo corpo e diminuem a atividade dos órgãos, fazendo com que o paciente não acorde.
Já a anestesia local age apenas no lugar no qual é injetada, diminuindo a sensibilidade do local e “amortecendo” o tecido, ajudando em processos menos complexos que podem ser realizados rapidamente. Além disso, em muitos processos elas podem ser escolhidas pelos próprios pacientes, o que é muito proveitoso para quem não gosta de anestesia local.
Quando utilizá-las?
José Admirço Lima Filho comenta que a anestesia geral, normalmente, é utilizada em partos e também em cirurgias grandes como bariátricas, plásticas e diversas outras que alcançam lugares que a anestesia local não seria capaz de “amortecer” por muito tempo. Já a anestesia local é utilizada para cirurgias dentárias, suturas e pequenas cirurgias que duram menos de 2 horas.
O médico especialista de cada caso é responsável por apresentar todas as opções de risco ao paciente, por isso, José Admirço Lima Filho afirma que é sempre importante estar atento a todas as orientações e recomendações do médico responsável para que o processo seja feito da maneira correta e com muita segurança.