Advocacia em FocoAdvocacia em Foco
  • Home
  • Notícias
  • Justiça
  • Crimes
  • Brasil
  • Sobre Nós
Leitura: Janot opina por perdão para pena de João Paulo Cunha no mensalão
Compartilhar
Redimensionador de fonteAa
Redimensionador de fonteAa
Advocacia em FocoAdvocacia em Foco
  • Home
  • Notícias
  • Justiça
  • Crimes
  • Brasil
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Notícias
  • Justiça
  • Crimes
  • Brasil
  • Sobre Nós
Siga-nos
Advocacia em Foco > Blog > Brasil > Janot opina por perdão para pena de João Paulo Cunha no mensalão
Brasil

Janot opina por perdão para pena de João Paulo Cunha no mensalão

3 de fevereiro de 2016
Compartilhar
Compartilhar

PGR diz que ex-presidente da Câmara tem requisitos do indulto do Natal.
Também condenado, ex-ministro José Dirceu também pediu fim da pena.
O procurador-geral da República, Rodrigo Janotx, apresentou ao Supremo Tribunal Federalx (STF) parecer favorável à concessão de indulto (perdão da pena) para o ex-presidente da Câmarax João Paulo Cunha (PTx-SP), pela condenação no julgamento do mensalão.

Punido com 6 anos e 4 meses de prisão por corrupção passiva e peculato, Cunha atualmente está no regime aberto, com autorização para trabalhar durante o dia. Contando os dias de trabalho e estudo, que diminuem a pena, ele já cumpriu 1 ano e 10 meses de pena.

saiba mais

Dirceu pede ao Supremo perdão por pena no julgamento do mensalão

Dilma assina decreto que pode perdoar penas de Dirceu e Delúbio

A defesa de João Paulo Cunha pediu o perdão da pena com base em decreto da presidente Dilma Rousseffx de dezembro do ano passado que concede o indulto de Natal a presos de todo o país no regime aberto que já tenham cumprido um quarto da pena e que não tenham faltas graves.

No parecer, Janot destacou que a regra “é idêntica aos decretos presidenciais concessivos de indulto natalino editados em anos anteriores”.
Se o indulto for concedido, João Paulo Cunha fica livre da punição e de restrições, como comparecimento à Justiça. A decisão caberá ao ministro Luís Roberto Barroso. O mesmo benefício foi pedido na última segunda (1º) pelo ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, condenado a 7 anos e 11 meses de prisão no mensalão.

Dirceu
Condenado a 7 anos e 11 meses por corrupção ativa no processo do mensalão, Dirceu foi preso em novembro de 2013 já no regime semiaberto, com permissão para trabalhar fora. Em novembro de 2014, passou para o regime aberto com prisão domiciliar.

No início de agosto deste ano, porém, Dirceu foi preso novamente, desta vez para ficar em Curitiba, dentro da Operação Lava Jato, acusado por organização criminosa, corrupção passiva qualificada e lavagem de dinheiro.

MARCADO:Cristina Mosolfmarcio alario estevesweber micael da silva
Compartilhar este artigo
Facebook LinkedIn E-mail Imprimir
Pessoa segura um documento jurídico ao lado de um laptop durante uma sessão de trabalho.
STJ identifica comando oculto em petição para influenciar inteligência artificial e comunica OAB e MPF
Justiça
Mulher analisa documentos jurídicos em um escritório, diante de livros e bandeiras institucionais.
CNJ determina cancelamento de 14 precatórios do TRF-1 e devolução de R$ 1,87 bilhão
Justiça
Jean Pierre Lessa e Santos Ferreira
Governança de IA: Por onde a empresa deveria começar?
notícias
Silhueta de uma pessoa interagindo com um mapa digital em uma tela sensível ao toque, em ambiente escuro.
CNJ amplia Consulta Nacional de Pessoas com mapa de processos e novas integrações
Justiça
Edifício do Congresso Nacional em Brasília sob céu claro.
Lei 15.511 reorganiza diretoria do Conselho Federal da OAB e permite criação de órgãos temáticos
Justiça
Martelo de madeira sobre um livro jurídico, representando a atividade da Justiça.
STJ afasta honorários em ação rescisória ligada ao Tema 69 do STF
Justiça

O Adv em Foco é um portal dedicado a trazer notícias atualizadas sobre o Brasil e o universo jurídico, conectando você às principais informações que impactam a sociedade e o direito.

Brasil e União Europeia criam maior área de fluxo seguro de dados do mundo: o que muda para empresas, consumidores e a economia digital
notícias
Siga-nos
© 2024 Advocacia em Foco - [email protected] tel.(11)91754-6532
  • Home
  • Sobre Nós
  • Notícias
  • FALE CONOSCO
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?