24.2 C
Brasil
domingo, maio 9, 2021
Início Política Bolsonaro lança programa para melhorar o saneamento básico em áreas rurais

Bolsonaro lança programa para melhorar o saneamento básico em áreas rurais

O Programa Saneamento Brasil Rural prevê, em 20 anos, melhorias nas condições sanitárias da população rural brasileira. A expectativa é de que 40 milhões de pessoas sejam beneficiadas.

O presidente Jair Bolsonaro lançou na tarde desta terça-feira (3/12) o Programa Saneamento Brasil Rural. O objetivo, segundo o governo, é de universalizar o acesso ao saneamento básico para as populações das áreas rurais brasileiras até 2038. A expectativa é de que em 20 anos, 40 milhões de pessoas sejam beneficiadas com a ampliação do abastecimento de água, instalações hidrossanitárias (água e esgoto), esgotamento sanitário e manejo de resíduos sólidos. A solenidade ocorreu no Palácio do Planalto.
O programa está sob a responsabilidade do Ministério da Saúde, por meio da Funasa.O ministro de Estado-Chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni; o ministro de Estado da Saúde, Henrique Mandetta e o presidente da Fundação Nacional de Saúde, Ronaldo Nogueira também estiveram presentes no evento.
As metas, segundo o governo, são de curto, médio e longo prazo, no período de 2019 a 2038. O investimento é de R$ 218,94 bilhões.
O Programa atenderá comunidades remanescentes de quilombos, comunidades indígenas, extrativistas, assentamentos pequenos, aglomerados rurais, dentre outros, cujas especificidades fornecem elementos para embasar a escolha das soluções. Estima-se que o Programa beneficiará 39,73 milhões de habitantes (21% da sua população residente).
Para o presidente da Funasa, Ronaldo Nogueira, o programa traz inclusão e desenvolvimento para as áreas alvo. ;Foram décadas de esquecimento. Essa pessoas terão água limpa e banheiro para fazerem suas necessidades. As zonas rurais sempre foram esquecidas pelo governo ou alvo de pequenas ações isoladas. Com essa iniciativa, trará dignidade às populações e estímulo ao emprego”, concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Popular

Projeto de lei no Congresso puniria Gentili e libertaria Daniel Silveira

A Câmara dos Deputados aprovou na 4ª feira (4.mai.2021) a Lei de Defesa do Estado Democrático de Direito, que será analisada pelo Senado. O...

Barroso, do STF, divulga vídeo com defesa de descriminalização da maconha

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso compartilhou neste sábado (8.mai.2021), no Twitter, vídeo no qual uma mulher, chamada de Dona...

Regina Duarte pede desculpas por fake news sobre Marisa Letícia

A atriz e ex-secretária especial da Cultura Regina Duarte pediu desculpas, por meio das redes sociais, “à memória” de Marisa Letícia e à sua...

Sobe para 29 mortes em operação no Jacarezinho; Ministério Público investiga

A Polícia Civil do Rio de Janeiro informou neste sábado (8.mai.2021) que subiu para 29 o número de mortos na operação policial na favela...