19.5 C
Brasil
sexta-feira, maio 7, 2021
Início Justiça TRF3 – Juizado especial federal de Lins passa a integrar o juízo...

TRF3 – Juizado especial federal de Lins passa a integrar o juízo 100% digital na 3ª região

Projeto amplia o conceito de tramitação virtual de autos e atos processuais são realizados de por meios eletrônicos

A partir de 3 de maio, o Juizado Especial Federal de Lins/SP (JEF) começa a integrar o Juízo 100% Digital na Justiça Federal da 3ª Região. Criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o programa amplia o conceito de tramitação digital de autos e todos os atos processuais são realizados de forma virtual.

O projeto foi instituído por meio da Resolução CNJ 345/2020, alterada pela Resolução CNJ 378/2021. A norma amplia o conceito de tramitação digital de autos. Assim, não só os processos, mas todos os atos processuais, inclusive o atendimento ao público, as audiências e as sessões de julgamento, são realizados por meio eletrônico e remoto.

Na Justiça Federal da 3ª Região, o Juízo 100% Digital foi regulamentado pelo Provimento CJF3R nº 41/2020. O normativo constituiu ainda o Comitê Gestor do Juízo 100% Digital, composto por magistrados, para apoiar a implantação, promover estudos, propor aperfeiçoamento, sistematizar procedimentos e disseminar boas práticas.

No mês de fevereiro deste ano, a implantação do projeto-piloto ocorreu em quatro unidades judiciárias: 2ª Vara Previdenciária de São Paulo/SP, 10ª Vara de Execuções Fiscais de São Paulo/SP, 3ª Vara Federal de Santo André/SP e 2ª Vara Federal de Ponta Porã/MS. A última parte da fase operacional está prevista para 3 de maio, com a implementação do sistema no JEF-Lins. O juizado foi escolhido por ter sido o primeiro a migrar do SisJEF para o Processo Judicial Eletrônico (PJe).

O Juízo 100% Digital foi instituído em caráter experimental na 3ª Região e levou em conta a virtualização dos processos dentro do projeto TRF3 100% PJe, a necessidade de racionalização dos recursos orçamentários e a incorporação de novas tecnologias para melhor eficiência na prestação jurisdicional.

Considerou, também, que a utilização de plataformas digitais alterou o perfil da atuação de magistrados, servidores, advogados, procuradores e eliminou barreiras territoriais para a execução de tarefas.

Funcionamento 

A escolha pelo Juízo 100% Digital é facultativa da parte e acontece na distribuição do processo. A opção pode ser alterada até o momento da contestação.

No ajuizamento da ação, a parte e seu advogado devem fornecer endereço eletrônico e telefone celular. O magistrado pode determinar a citação, a notificação e a intimação por qualquer meio digital.

Todas as audiências e sessões de julgamento são realizadas por sessão eletrônica ou por videoconferência.

O atendimento remoto segue o horário regular do atendimento ao público presencial realizado nas unidades judiciárias.

The post TRF3 – Juizado especial federal de Lins passa a integrar o juízo 100% digital na 3ª região appeared first on AASP.

- Advertisment -

Popular

Antecipado pagamento do 13º salário para segurados e dependentes da Previdência Social

Beneficiários integram grupos mais vulneráveis à Covid-19 O Presidente da República, Jair Bolsonaro, assinou decreto que antecipa o pagamento do 13º salário devido aos segurados...

Sancionada lei que cria formulário de avaliação de risco para mulheres vítimas de violência

Formulário será aplicado pela Polícia Civil no registro da ocorrência, ou pelo Ministério Público ou Poder Judiciário no primeiro atendimento à vítima de violência O...

TJRS – Ato estabelece procedimentos para protocolo em processos do 2º Grau

Por meio do Comunicado nº 03/2021, a 1ª Vice-Presidente do TJRS, Desembargadora Liselena Schifino Robles Ribeiro, estabeleceu os procedimentos a serem adotados para a protocolo...

Sobre nossos erros e o que não poderemos reconstruir a jato, analisa Maria Virgínia Nasser

Nos anos recentes, muitos acusaram quem ousasse criticar a Operação Lava Jato de defender a impunidade, advogando os interesses de quem se beneficie da...