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domingo, abril 18, 2021
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TJMS disponibiliza novo canal de atendimento em 2º Grau

Você sabia que a Secretaria Judiciária do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul tem um novo canal de comunicação com a população e partes dos processos? Então saiba que entrou em teste na última semana o canal de atendimento da Secretaria Judiciária TJMS – 2º grau no WhatsApp.

A ideia, segundo o diretor da Secretaria Judiciária, Sérgio Getúlio Silva Jr., surgiu da necessidade de se criar um canal que aproximasse o cidadão da justiça, atendesse rapidamente suas demandas judiciais e permitisse um atendimento de qualidade.

“Com a necessidade da implantação do teletrabalho, causada pelo agravamento da pandemia, percebemos que várias instituições disponibilizaram um canal que permite todo tipo de atendimento rápido, não sendo este necessariamente o telefone. Assim, criamos o canal pelo aplicativo de mensagem e, no segundo dia de atendimento, já percebemos o quanto a sociedade estava carente dessa proximidade”, explicou o diretor.

De acordo com Sérgio, que atende pessoalmente a demanda do novo canal, em três dias de testes a procura mostrou-se diversificada. “Alguns querem saber como solicitar a sustentação oral em sessão de julgamento, outros desejam informações sobre custas judiciais de segundo grau, mas a maioria é sobre certidões e andamento dos autos”, explica ele.

Diante das respostas dos atendimentos, o diretor acredita que o novo canal está servindo ao seu propósito de atender quem precisa dos serviços da justiça de segundo grau com celeridade. “Feitos os atendimentos, as pessoas nos agradecem e parabenizam pela iniciativa, então acredito que estamos sim com uma prestação jurisdicional de qualidade, na agilidade que a parte precisa”, completou.

Passada a fase de testes, uma servidora será capacitada para ser responsável pelo atendimento correto das demandas no canal do aplicativo de mensagens.

“Antes do novo canal, as pessoas ligavam em ramais diversos e explicavam suas demandas. Eram transferidos, às vezes, mais de uma vez em diferentes setores, tornando a procura exaustiva e demorada. Não queremos que isso continue. Com a demanda em mãos, basta acionar o canal e direcionaremos imediatamente para o setor correto. Simples e eficaz”, concluiu Sérgio.

Funcionamento – Para facilitar o acesso ao novo canal, o link https://wa.me/message/6XXHEFIF2EAAG1 foi disponibilizado no menu Telefones Úteis, permitindo adicionar o novo canal em qualquer aparelho celular que tenha instalado o aplicativo de mensagem.

Outra ação que auxiliará na conexão é a disponibilização no portal do Tribunal de Justiça de um QRCode, que é uma espécie de código de barras bidimensional, facilmente escaneado pela câmera da maioria dos telefones celulares, que converterá as informações no endereço do novo canal.

Quando acionado, o canal de atendimento dispara automaticamente uma mensagem: Seja bem-vindo (a) à Sec. Judiciária. Este canal de atendimento é exclusivo para informações processuais de 2° grau de jurisdição (processos em trâmite nas Câmaras, Seções e Órgão Especial).

✅ Se for processo em 1° grau você deve entrar em contato no fórum da comarca;
✅ Se deseja falar sobre precatórios, ligar no 3314-1727;
✅ Se for recursos de competência da Vice-Presidência, você deve ligar 3314-1418.
Para continuar o atendimento, por gentileza, informe o número do processo e a informação desejada.

Durante o atendimento, outras informações são acrescidas como, por exemplo: Para requerer sustentação oral ou antecipação de julgamento você deve acessar http://www5.tjms.jus.br/institucional/plenarios-virtuais.php e seguir todas as orientações descritas na página.

Entre os encaminhamentos está: Se seu processo já está incluído na pauta do julgamento telepresencial, repassaremos sua solicitação para a Coord. de Apoio às Sessões. Se necessário mais informações, você pode entrar em contato pelo telefone 3314-1628.

Precisa de certidão? O canal informa como proceder: Para emitir guias de custas de 2°grau você pode acessar o portal e-SAJ pelo endereço http://esaj.tjms.jus.br/e-SAJ. Para mais informações entrar em contato com a Distribuição de 2° Grau pelo telefone 3314-1422 ou (67) 99256-4696.

Necessita de documentos? A informação é esclarecedora: Como você solicitou a expedição de ofício/mandado, repassaremos o número de seu processo para a coordenadoria de expedição providenciar. Gentileza acompanhar pela movimentação processual no portal e-SAJ.

Se a informação que a pessoa precisa é de outro setor que não da Secretaria Judiciária, o canal direciona o atendimento: Se você precisa de informações sobre o edital publicado pelo Departamento de Precatórios, você deve enviar um e-mail para processamentodeprecatorios@tjms.jus.br.

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