23.1 C
Brasil
domingo, abril 18, 2021
Início Justiça OAB vai ao STF para que Bolsonaro compre vacinas para imunização em...

OAB vai ao STF para que Bolsonaro compre vacinas para imunização em massa

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) entrou com ação no STF (Supremo Tribunal Federal) para garantir que o presidente Jair Bolsonaro compre doses suficientes para a vacinação em massa contra a covid-19 no Brasil.

Na ação (íntegra – 419 KB), o presidente da entidade, Felipe Santa Cruz, afirma que o governo federal vê a imunização “mais como um problema do que uma solução”. Ele cita os atrasos na campanha de vacinação e o risco do surgimento de novas variantes do coronavírus decorrentes desse retardo.

O que temos vivenciado no país é uma violação sem precedentes do direito à vida e à saúde”, diz.

.mod-newsletter.full .title, .mod-newsletter.full h1 {font-size:18px;text-transform:none;} input.submit{margin-top: 0.2px !important;} .mod-newsletter.full .title small, .mod-newsletter.full h1 small{font-size:16px;}.mod-newsletter .title, .mod-newsletter
h1{font-family:”Prelo”,sans-serif;}.mod-newsletter.full input[type=text]{font-size:14px;padding: 10px 7px;}.mod-newsletter.full input[type=submit] {padding:9px 0;margin-top:-21px}.mod-newsletter.full {margin:15px 10px; padding:20px 15px 15px; border: 1px solid #d2d2d2; background:transparent; background-color#fff;}.enviar .container {width:100%;}.content.wp h1, .content.wp h2 .enviar{margin:0;}@media only screen and (max-width: 1279px){.mod-newsletter.full h1{font-size:15px;}}@media only screen and (max-width: 1279px){.mod-newsletter.full h1 small{font-size:14px;}}@media only screen and (max-width: 767px){.mod-newsletter.full h1 {padding-bottom:11px;}}

Receba a newsletter do Poder360

Segundo a OAB, o governo “deslegitima a vacinação”.

Em inúmeros episódios, aqueles que deveriam ser responsáveis por gerir as crises, se valeram de seus discursos e cargos para deslegitimar a vacinação, discriminando os imunizantes de determinados países e fazendo terrorismos sobre os possíveis efeitos da vacina na saúde da população”, lê-se na ação.

O governo federal anunciou na 6ª feira (19.mar.2021) que assinou contratos com as farmacêuticas Pfizer e Janssen (braço da Johnson & Johnson) para a compra de 138 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. São 100 milhões do imunizante da Pfizer e 38 milhões do da Janssen. Os contratos estipulam que as entregas devem ser realizadas até o fim deste ano.

Atualmente, são aplicadas na população a CoronaVac e a vacina da AstraZeneca/Oxford.

O Brasil completou 2 meses de vacinação contra a covid na 4ª feira (17.mar.2021). Durante esse período, o país aplicou a 1ª dose em 5% dos seus 213 milhões de habitantes.

É 17 pontos percentuais a menos que os Estados Unidos, que começou a vacinação 2 meses antes e tem 118 milhões de pessoas a mais que o Brasil. Os dados são de projeção da ONU e do Our World in Data.

A OAB diz que a atitude do governo federal “tem sido descrita por especialistas da saúde e pela mídia, dentro e fora do país, como um dos fatores que contribuíram para a conjuntura calamitosa atual”. É preciso, afirma a entidade, que sejam tomadas medidas urgentes e drásticas.

O Brasil tinha 11.871.390 casos e 290.314 mortes por covid-19 até 17h30 de 6ª feira (19.mar.2021) Os dados são do Ministério de Saúde.

Foram confirmadas mais 2.815 vítimas. É o 2º número mais alto de mortes registradas em 24 horas desde o início da pandemia. Apenas 16 de março teve mais mortes confirmadas (2.841).

- Advertisment -

Popular

Gilmar dá 10 dias para 7 Estados explicarem lockdown e toque de recolher

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes determinou que 7 Estados forneçam informações sobre medidas restritivas adotadas para conter o coronavírus. O...

Conheça as acusações contra o fundador das Casas Bahia por abuso sexual

Morto em 2014, o fundador da rede varejista Casas Bahia, Samuel Klein, pode ter usado seu poder para manter um esquema de aliciamento de...

Saiba as acusações contra o fundador das Casas Bahia por abuso sexual

Morto em 2014, o fundador da rede varejista Casas Bahia, Samuel Klein, pode ter usado seu poder para manter um esquema de aliciamento de...

Saiba as acusações contra o fundador das Casas Bahia por abuso sexual

Morto em 2014, o fundador da rede varejista Casas Bahia, Samuel Klein, pode ter usado seu poder para manter um esquema de aliciamento de...