19.5 C
Brasil
sexta-feira, maio 7, 2021
Início Justiça MPF pede análise de risco de segurança de jornalistas que atuam no...

MPF pede análise de risco de segurança de jornalistas que atuam no Alvorada

O MPF (Ministério Público Federal) enviou à Justiça Federal um documento em que aponta que existem riscos aos jornalistas que cobrem o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na portaria do Palácio da Alvorada, onde o mandatário mora com a família. Bolsonaro tem o hábito de, ao sair ou entrar, parar para falar com apoiadores e dar entrevista a jornalistas que estão no local.

A informação foi publicada pelo portal UOL, nesta 2ª feira (3.mai.2021), que afirmou que o parecer pede a tomada de providências, a partir de uma análise técnica da Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia.

.mod-newsletter.full .title, .mod-newsletter.full h1 {font-size:18px;text-transform:none;} input.submit{margin-top: 0.2px !important;} .mod-newsletter.full .title small, .mod-newsletter.full h1 small{font-size:16px;}.mod-newsletter .title, .mod-newsletter
h1{font-family:”Prelo”,sans-serif;}.mod-newsletter.full input[type=text]{font-size:14px;padding: 10px 7px;}.mod-newsletter.full input[type=submit] {padding:9px 0;margin-top:-21px}.mod-newsletter.full {margin:15px 10px; padding:20px 15px 15px; border: 1px solid #d2d2d2; background:transparent; background-color#fff;}.enviar .container {width:100%;}.content.wp h1, .content.wp h2 .enviar{margin:0;}@media only screen and (max-width: 1279px){.mod-newsletter.full h1{font-size:15px;}}@media only screen and (max-width: 1279px){.mod-newsletter.full h1 small{font-size:14px;}}@media only screen and (max-width: 767px){.mod-newsletter.full h1 {padding-bottom:11px;}}

Receba a newsletter do Poder360

A Procuradoria defende que “seja determinada a adoção de medidas administrativas aptas a resguardar a integridade dos jornalistas e profissionais de imprensa que realizam a cobertura diária do Presidente da República [Jair Bolsonaro] na porta do Palácio da Alvorada”.

Segundo a reportagem, o Ministério Público afirmou à juíza da 1ª Vara Federal de Brasília Solange Salgado que o governo precisa agir para garantir a proteção dos profissionais de comunicação e a liberdade de imprensa.

O Poder360 aguarda retorno sobre o parecer do MPF, bem como do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), responsável pela segurança do presidente da República.

Como funciona

Apoiadores do presidente ficam lado a lado com os jornalistas, apenas com uma grade entre os 2 grupos. A proximidade têm resultado em agressões aos profissionais de imprensa.

No domingo (2.mai.2021), apoiadores xingaram os jornalistas que acompanhavam a agenda de Bolsonaro. Minutos depois, um dos seguranças do local agiu de forma truculenta com equipes de reportagem, segundo o relato de uma das jornalistas presente.

A repórter Carla Bridi, da CNN Brasil, que presenciou a situação, compartilhou uma publicação no Twitter. Segundo ela, um dos funcionários da guarda do Palácio chegou a sacar uma arma para ameaçar ela e a equipe do canal de notícias.

Em nota, o GSI informou que os agentes que acompanhavam Bolsonaro cumpriram os protocolos para esse tipo de evento. Segundo o órgão, os jornalistas que cobrem o presidente no Palácio da Alvorada conhecem esses ritos.

- Advertisment -

Popular

Prazo para envio da Declaração do Imposto de Renda permanece sendo 31 de maio

Projeto de Lei nº 639, de 2021 foi vetado, mantendo o prazo de entrega da declaração e pagamento da primeira cota do imposto até...

STJ – No processo penal, suspensão do prazo de prescrição termina com efetiva citação do réu por carta rogatória

​​​​Ao interpretar o Código de Processo Penal (CPP), a Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) estabeleceu que o termo final para a...

Antecipado pagamento do 13º salário para segurados e dependentes da Previdência Social

Beneficiários integram grupos mais vulneráveis à Covid-19 O Presidente da República, Jair Bolsonaro, assinou decreto que antecipa o pagamento do 13º salário devido aos segurados...

Sancionada lei que cria formulário de avaliação de risco para mulheres vítimas de violência

Formulário será aplicado pela Polícia Civil no registro da ocorrência, ou pelo Ministério Público ou Poder Judiciário no primeiro atendimento à vítima de violência O...