28.2 C
Brasil
quinta-feira, abril 22, 2021
Início Justiça Manifestantes fazem protesto em frente à casa de Fachin, em Curitiba

Manifestantes fazem protesto em frente à casa de Fachin, em Curitiba

Um grupo de manifestantes realizou um protesto na noite desta 4ª feira (10.mar.2021), em frente à casa do ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), em Curitiba. O ato era contra a decisão do magistrado que anulou os atos processuais que culminaram na condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na operação Lava Jato.

Os manifestantes fizeram uma carreata em frente ao condomínio em que a família do ministro mora, na capital paranaense. Houve buzinaço e palavras de ordem, mas nenhum registro de violência.

Procurado pelo Poder360, Fachin disse que não iria comentar o protesto.

A decisão de Fachin de extinguir os processos e encaminhar os autos para a Justiça Federal de Brasília mudou o panorama político do ex-presidente. Depois de ter uma das condenações confirmada pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), Lula tornou-se inelegível por 8 anos, com base na Lei da Ficha Limpa.

O petista chegou a ser preso em 2018, depois da decisão do TRF-4 e da análise do STF que, à época, concedia a possibilidade de que pessoas condenadas por órgãos colegiados no Judiciário começassem a cumprir a pena imediatamente, ainda que coubessem recursos.

Em 2019, o STF revisou essa norma e passou a considerar que as prisões só devem acontecer depois que os recursos forem esgotados, salvo em alguns casos. Isso permitiu que Lula deixasse a prisão.

Com a decisão de Fachin, Lula volta a ser considerado inocente de todos os crimes, já que os processos precisam ser novamente analisados desde o início. Da mesma forma, ele recupera os direitos políticos e fica apto a concorrer já nas próximas eleições, em 2022.

Continuar lendo
- Advertisment -

Popular

MP-RJ recorre decisão que anulou quebra de sigilo no caso das “rachadinhas”

O MP-RJ (Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro) recorreu na 4ª feira (21.abr.2021) contra a decisão do ministro Jorge Mussi, vice-presidente do...

STF decide que processos de Lula vão para Justiça Federal do DF

Por maioria de votos, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu, nesta 5ª feira (22.abr.2021), que os processos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Ao vivo: STF retoma julgamento sobre anulação das condenações de Lula

O plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) continua, nesta 5ª feira (22.abr.2021) o julgamento que confirmou a anulação das condenações do ex-presidente Lula.Falta analisar um...

Receita Federal publica novas regras sobre documentos digitais

Instrução normativa dispõe sobre a entrega de documentos e a interação eletrônica em processos digitais e simplifica procedimentos. A Receita Federal publicou na última terça-feira...