26 C
Brasil
terça-feira, maio 18, 2021
Início Justiça Manifestantes entram em confronto com polícia nos EUA após morte de homem...

Manifestantes entram em confronto com polícia nos EUA após morte de homem negro

Manifestantes entraram em confronto com a polícia nesse domingo (11.abr.2021) no Brooklyn Center, no Estado norte-americano de Minnesota. O protesto teve início depois que um policial matou um homem negro.

A cidade é localizada a 16 quilômetros de Minneapolis, local onde George Floyd foi morto por um agente em maio de 2020.

A polícia afirmou que, pouco antes das 14h de domingo (11.abr), agentes pararam um motorista por uma infração de trânsito e verificaram que ele tinha um mandado de prisão pendente. Os policiais tentaram prender o homem, que “voltou a entrar no carro”, segundo a corporação.

Um policial disparou uma arma de fogo, atingindo o motorista”, declarou a polícia em comunicado. “O carro então percorreu vários quarteirões antes de atingir outro veículo.”

O motorista morreu no local do acidente. De acordo com o New York Times, a vítima foi identificada como Daunte Wright, de 20 anos.

.mod-newsletter.full .title, .mod-newsletter.full h1 {font-size:18px;text-transform:none;} input.submit{margin-top: 0.2px !important;} .mod-newsletter.full .title small, .mod-newsletter.full h1 small{font-size:16px;}.mod-newsletter .title, .mod-newsletter
h1{font-family:”Prelo”,sans-serif;}.mod-newsletter.full input[type=text]{font-size:14px;padding: 10px 7px;}.mod-newsletter.full input[type=submit] {padding:9px 0;margin-top:-21px}.mod-newsletter.full {margin:15px 10px; padding:20px 15px 15px; border: 1px solid #d2d2d2; background:transparent; background-color#fff;}.enviar .container {width:100%;}.content.wp h1, .content.wp h2 .enviar{margin:0;}@media only screen and (max-width: 1279px){.mod-newsletter.full h1{font-size:15px;}}@media only screen and (max-width: 1279px){.mod-newsletter.full h1 small{font-size:14px;}}@media only screen and (max-width: 767px){.mod-newsletter.full h1 {padding-bottom:11px;}}

Receba a newsletter do Poder360

Foram registrados protestos na rua onde o motorista foi morto, onde alguns manifestantes atingiram viaturas policiais com pedras.

Centenas de pessoas também se reuniram nas proximidades da sede do Departamento de Polícia de Brooklyn Center. Muitas erguiam cartazes pedindo “Justiça para George Floyd” e dizendo que “Vidas negras importam”, em referência ao movimento Black Lives Matter. Segundo o New York Times, a polícia usou gás lacrimogêneo e atirou com balas de borracha para dispersar a multidão.

O prefeito de Brooklyn Center, Mike Elliott, emitiu ordem de toque de recolher até as 6h de 2ª feira (12.abr), horário local (8h em Brasília).

 

Tim Walz, governador do Minnesota, disse que está monitorando de perto a situação.

Estou monitorando de perto a situação no Brooklyn Center. Gwen [Walz, mulher do governador] e eu estamos orando pela família de Daunte Wright enquanto nosso Estado lamenta outra vida de um homem negro levado pela polícia”, escreveu em seu perfil no Twitter.

A morte de Daunte Wright ocorre no momento em que o policial Derek Chauvin enfrenta julgamento por seu papel no caso de George Floyd.

Em maio de 2020, o agente foi flagrado ajoelhado sobre o pescoço de Floyd durante uma abordagem. Assim permaneceu por quase 9 minutos, enquanto o norte-americano estava algemado e tinha dificuldades para respirar. Floyd não resistiu e morreu asfixiado. O caso foi filmado e repercutiu na mídia e nas redes sociais.

Durante o 1º dia no tribunal, em 29 de março, Eric J. Nelson, advogado de Chauvin, tentou convencer os jurados de que “havia mais sobre a morte de Floyd do que o que foi visto no vídeo”.

Ele se referia ao fato de Floyd ser usuário de drogas. O advogado argumentou que os batimentos cardíacos e a agitação da vítima foram responsáveis pela morte, sugerindo que Floyd teve uma overdose.

Nelson também defendeu a ideia de que a multidão que se reuniu no local durante a abordagem desviou a atenção de Chauvin.

- Advertisment -

Popular

TJCE altera seleção de classes e assuntos no E-Saj

Para seguir determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) alterou o Portal E-Saj para somente permitir a...

Nova portaria do TRT-18 altera etapas de retomada dos serviços presenciais em duas cidades do interior. Goiânia permanece na Etapa Laranja. Veja as cidades...

O presidente do TRT-18, desembargador Daniel Viana Júnior, assinou hoje (17/5) portaria que relaciona as etapas de retomada dos serviços presenciais vigentes em cada...

TRT-2 – Dispensa comunicada pelo empregador via whatsapp vale como prova da ruptura do contrato de trabalho

Decisão em 2º grau da Justiça do Trabalho de São Paulo confirmou como válida a dispensa de uma educadora de escola infantil feita por...

TJSP – Novos procedimento durante à pandemia

COMUNICADO CONJUNTO Nº 1096/2021 A Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e a Corregedoria Geral da Justiça, no uso de suas...