35.1 C
Brasil
quinta-feira, junho 24, 2021
Início Justiça Mais da metade dos brasileiros apoiam prisão do deputado Daniel Silveira

Mais da metade dos brasileiros apoiam prisão do deputado Daniel Silveira

Pesquisa PoderData realizada de 2ª a 4ª feira desta semana (24-26.mai.2021) mostra que 53% dos entrevistados consideram justa a prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ). Outros 25% dizem ser “injusta” e 22% afirmam “não saber” . Essa a 1ª vez que levantamento indaga à população sobre a decisão de prender o congressista.

Silveira foi preso em 16 de fevereiro, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, depois de publicar um vídeo com xingamentos, acusações e ameaças contra ministros da Suprema Corte. O deputado também defendeu o AI-5 (Ato Institucional nº 5), decreto do Executivo que suspendeu garantias constitucionais no período mais repressivo da ditadura militar brasileira.

.mod-newsletter.full .title, .mod-newsletter.full h1 {font-size:18px;text-transform:none;} input.submit{margin-top: 0.2px !important;} .mod-newsletter.full .title small, .mod-newsletter.full h1 small{font-size:16px;}.mod-newsletter .title, .mod-newsletter
h1{font-family:”Prelo”,sans-serif;}.mod-newsletter.full input[type=text]{font-size:14px;padding: 10px 7px;}.mod-newsletter.full input[type=submit] {padding:9px 0;margin-top:-21px}.mod-newsletter.full {margin:15px 10px; padding:20px 15px 15px; border: 1px solid #d2d2d2; background:transparent; background-color#fff;}.enviar .container {width:100%;}.content.wp h1, .content.wp h2 .enviar{margin:0;}@media only screen and (max-width: 1279px){.mod-newsletter.full h1{font-size:15px;}}@media only screen and (max-width: 1279px){.mod-newsletter.full h1 small{font-size:14px;}}@media only screen and (max-width: 767px){.mod-newsletter.full h1 {padding-bottom:11px;}}

Receba a newsletter do Poder360

A prisão de Silveira foi confirmada em 19 de fevereiro pela Câmara dos Deputados. Em 28 de abril, foi a vez do Plenário do STF, formado por 11 ministros, confirmar, por unanimidade, a prisão de Silveira.

Ele responde a um processo no Conselho de Ética da Câmara por causa do episódio.

Na última 4ª feira (26.mai.2021), a defesa do congressista apresentou ao Conselho de Ética da Câmara um memorial sobre o caso do político. No texto, os advogados Diogo Simas, Leandro Mello Frota e Maria Isabelle Leite afirmam que o Supremo, responsável por autorizar a prisão em flagrante de Silveira, é uma Corte arbitrária que não aceita críticas.

Esta pesquisa foi realizada no período de 24 a 26 de maio de 2021 pelo PoderData, a divisão de estudos estatísticos do Poder360. A divulgação do levantamento é feita em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.

Foram 2.500 entrevistas em 462 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

ESTRATIFICAÇÃO

O PoderData também apresenta como se dividem as respostas sobre a prisão do deputado federal Daniel Silveira e a avaliação sobre a detenção de pessoas que ofendam políticos ou juízes. Os estratos analisados foram sexo, idade, região, nível de instrução e renda.

Os mais favoráveis a prisão de Silveira são homens (57% dizem que foi justa); jovens de 16 a 24 anos (65%); pessoas que cursaram o ensino superior (59%); moradores da região Nordeste (61%); aqueles que recebem de 5 a 10 salários mínimos (67%).

BOLSONARISTAS SIMPATIZAM COM SILVEIRA

O levantamento fez ainda o cruzamento entre o que pensam os brasileiros sobre a prisão de Silveira e como avaliam o trabalho do presidente Jair Bolsonaro. Dos apoiadores do chefe do Executivo federal, 50% rejeitam a detenção do deputado –taxa 25 p.p. maior que a média geral. Já os entrevistados que mais avaliam como justa (68%) são os que avaliam o trabalho de Bolsonaro como “ruim” ou “péssimo”. Só 12% criticam.

O deputado é um apoiador do presidente da República.

PODERDATA

Leia mais sobre a pesquisa PoderData:

O conteúdo do PoderData pode ser lido nas redes sociais, onde são compartilhados os infográficos e as notícias. Siga os perfis da divisão de pesquisas do Poder360 no Twitter, no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.

PESQUISA MAIS FREQUENTE

PoderData é a única empresa de pesquisas no Brasil que vai a campo a cada 15 dias desde abril de 2020. Tem coletado um minucioso acervo de dados sobre como o brasileiro está reagindo à pandemia de coronavírus.

Num ambiente em que a política vive em tempo real por causa da força da internet e das redes sociais, a conjuntura muda com muita velocidade. No passado, na era analógica, já era recomendado fazer pesquisas com frequência para analisar a aprovação ou desaprovação de algum governo. Agora, no século 21, passou a ser vital a repetição regular de estudos de opinião.

- Advertisment -

Popular

MP junto ao TCU pede investigação sobre compra da Covaxin

O Ministério Público junto ao TCU (Tribunal de Contas da União) pediu nesta 5ª feira (24.jun.2021) a abertura de uma investigação para apurar suspeitas...

Ao vivo: STF julga ação que questiona trecho do Código Tributário

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma, nesta 4ª feira (23.jun.2021), julgamento para decidir se é constitucional trecho do Código Tributário que estabelece a preferência da União...

Fachin e Moraes votam para suspender convocação de governadores pela CPI

Os ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), acompanharam a ministra Rosa Weber e votaram nesta 5ª feira (24.jun.2021) para suspender...

Fachin vota para suspender convocação de governadores pela CPI da Covid

O Ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), acompanhou a ministra Rosa Weber e votou nesta 5ª feira (24.jun.2021) para suspender a convocação...