23.1 C
Brasil
domingo, abril 18, 2021
Início Justiça Lira depois de suspeição de Moro: Lava Jato teve momentos de Estado...

Lira depois de suspeição de Moro: Lava Jato teve momentos de Estado policial

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse no início da noite desta 3ª feira (23.mar.2021) que a operação Lava Jato “descambou em certos momentos” para “Estado policial”.

Mais cedo, a 2ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) declarou suspeito o ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro suspeito para julgar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

.mod-newsletter.full .title, .mod-newsletter.full h1 {font-size:18px;text-transform:none;} input.submit{margin-top: 0.2px !important;} .mod-newsletter.full .title small, .mod-newsletter.full h1 small{font-size:16px;}.mod-newsletter .title, .mod-newsletter
h1{font-family:”Prelo”,sans-serif;}.mod-newsletter.full input[type=text]{font-size:14px;padding: 10px 7px;}.mod-newsletter.full input[type=submit] {padding:9px 0;margin-top:-21px}.mod-newsletter.full {margin:15px 10px; padding:20px 15px 15px; border: 1px solid #d2d2d2; background:transparent; background-color#fff;}.enviar .container {width:100%;}.content.wp h1, .content.wp h2 .enviar{margin:0;}@media only screen and (max-width: 1279px){.mod-newsletter.full h1{font-size:15px;}}@media only screen and (max-width: 1279px){.mod-newsletter.full h1 small{font-size:14px;}}@media only screen and (max-width: 767px){.mod-newsletter.full h1 {padding-bottom:11px;}}

Receba a newsletter do Poder360

“O Supremo Tribunal Federal decidiu fazer uma revisão histórica sobre a Lava Jato”, disse o presidente da Câmara. De acordo com ele, a operação teve coragem para enfrentar poderosos, mas também teria sido parcial e perseguido políticos.

As declarações foram publicadas por Lira no Twitter. Ele não citou nominalmente o julgamento do ex-presidente Lula, mas era a isso que se referia:

Sergio Moro era o juiz responsável pela Lava Jato em Curitiba. Condenou Lula em diversos processos, inclusive o do tríplex no Guarujá. O ex-presidente foi considerado por Moro culpado de receber propina por meio do imóvel.

Foi no caso do tríplex que o ex-juiz foi considerado suspeito e parcial.

As condenações impediram Lula de disputar a eleição 2018. Depois da vitória de Jair Bolsonaro, Moro virou ministro da Justiça. Em 2021, Lula ficou elegível de novo por decisão do ministro do Supremo Edson Fachin.

Em 2019, o site The Intercept Brasil começou a publicar uma série de reportagens que mostrou trocas de mensagens entre Moro e procuradores da Lava Jato. O material mostrou alinhamento entre a acusação e o então juiz.

Ao falar contra a Lava Jato, Lira vocaliza um sentimento comum na classe política. Seu partido, o PP, foi um dos principais atingidos pela operação.

Ele próprio teve problemas com a operação. No início de março o STF rejeitou a denúncia contra o que ficou conhecido como “quadrilhão do PP”, que seria formado por Lira, os também deputados Aguinaldo Ribeiro (PB) e Eduardo da Fonte (PE) e o senador Ciro Nogueira (PI). O caso era derivado da Lava Jato.

- Advertisment -

Popular

Gilmar dá 10 dias para 7 Estados explicarem lockdown e toque de recolher

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes determinou que 7 Estados forneçam informações sobre medidas restritivas adotadas para conter o coronavírus. O...

Conheça as acusações contra o fundador das Casas Bahia por abuso sexual

Morto em 2014, o fundador da rede varejista Casas Bahia, Samuel Klein, pode ter usado seu poder para manter um esquema de aliciamento de...

Saiba as acusações contra o fundador das Casas Bahia por abuso sexual

Morto em 2014, o fundador da rede varejista Casas Bahia, Samuel Klein, pode ter usado seu poder para manter um esquema de aliciamento de...

Saiba as acusações contra o fundador das Casas Bahia por abuso sexual

Morto em 2014, o fundador da rede varejista Casas Bahia, Samuel Klein, pode ter usado seu poder para manter um esquema de aliciamento de...