26 C
Brasil
terça-feira, maio 18, 2021
Início Justiça Justiça manda IstoÉ retirar do ar reportagem sobre Olavo de Carvalho

Justiça manda IstoÉ retirar do ar reportagem sobre Olavo de Carvalho

O TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) condenou a revista IstoÉ a excluir a reportagem “Generais sob ataque”, que chama o escritor Olavo de Carvalho de “imbecil“. A decisão foi publicada na última 6ª feira (9.abr.2021) e ordena também a exclusão dos meios digitais da capa da revista, que retrata o escritor como um bobo da corte.

Na sentença (íntegra – 481 KB), o desembargador Antonio Carlos Mathias Coltro deu prazo de 72 horas para a revista excluir a imagem de Olavo. O descumprimento da decisão pode ser punido com multa de R$ 1.000 por dia, limitada a R$ 30.000.

A reportagem ainda está acessível no site da IstoÉ, assim como uma foto da capa, que foi publicada em 10 de maio de 2019.

.mod-newsletter.full .title, .mod-newsletter.full h1 {font-size:18px;text-transform:none;} input.submit{margin-top: 0.2px !important;} .mod-newsletter.full .title small, .mod-newsletter.full h1 small{font-size:16px;}.mod-newsletter .title, .mod-newsletter
h1{font-family:”Prelo”,sans-serif;}.mod-newsletter.full input[type=text]{font-size:14px;padding: 10px 7px;}.mod-newsletter.full input[type=submit] {padding:9px 0;margin-top:-21px}.mod-newsletter.full {margin:15px 10px; padding:20px 15px 15px; border: 1px solid #d2d2d2; background:transparent; background-color#fff;}.enviar .container {width:100%;}.content.wp h1, .content.wp h2 .enviar{margin:0;}@media only screen and (max-width: 1279px){.mod-newsletter.full h1{font-size:15px;}}@media only screen and (max-width: 1279px){.mod-newsletter.full h1 small{font-size:14px;}}@media only screen and (max-width: 767px){.mod-newsletter.full h1 {padding-bottom:11px;}}

Receba a newsletter do Poder360

A revista IstoÉ é publicada pela Editora Três, que vai ter que indenizar Olavo em R$ 40.000 por danos morais. O valor é maior do que o estipulado em 1ª Instância, quando a editora foi condenada a pagar R$ 25.000. Coltro entendeu que a revista teve a intenção de ridicularizar o escritor.

Esse também é o entendimento dos advogados de Olavo. “A imagem veiculada na capa da revista ultrapassou qualquer limite crítico, teve uma conotação de agressão à honra e à imagem do professor Olavo de Carvalho”, disse, em nota, João Manssur, que representou o escritor.

No processo, a editora afirmou que a imagem de Olavo foi editada “de forma irônica“. Também defende que o uso da palavra “imbecil” é uma referência ao principal livro do escritor, “O imbecil coletivo”, citado logo no início da reportagem.

A reportagem do Poder360 não conseguiu contatar a Editora Três para se manifestar sobre a decisão.

- Advertisment -

Popular

Lewandowski nega pedido de “capitã cloroquina” para ficar em silêncio na CPI

O ministro Ricardo Lewandowski do STF (Supremo Tribunal Federal) negou, nesta 3ª feira (18.mai.2021), o pedido da secretária de Gestão do Trabalho e da...

TJCE altera seleção de classes e assuntos no E-Saj

Para seguir determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) alterou o Portal E-Saj para somente permitir a...

Nova portaria do TRT-18 altera etapas de retomada dos serviços presenciais em duas cidades do interior. Goiânia permanece na Etapa Laranja. Veja as cidades...

O presidente do TRT-18, desembargador Daniel Viana Júnior, assinou hoje (17/5) portaria que relaciona as etapas de retomada dos serviços presenciais vigentes em cada...

TRT-2 – Dispensa comunicada pelo empregador via whatsapp vale como prova da ruptura do contrato de trabalho

Decisão em 2º grau da Justiça do Trabalho de São Paulo confirmou como válida a dispensa de uma educadora de escola infantil feita por...