22.1 C
Brasil
domingo, junho 20, 2021
Início Justiça 53% da população apoia prisão do deputado Daniel Silveira, diz PoderData

53% da população apoia prisão do deputado Daniel Silveira, diz PoderData

Pesquisa PoderData realizada de 2ª a 4ª feira desta semana (24-26.mai.2021) mostra que 53% dos entrevistados consideram justa a prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ). Outros 25% dizem ser “injusta” e 22% afirmam “não saber”. É a 1ª vez que o levantamento indaga à população sobre a decisão de prender o congressista.

Silveira foi preso em 16 de fevereiro, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, depois de publicar um vídeo com xingamentos, acusações e ameaças contra ministros da Suprema Corte. O deputado também defendeu o AI-5 (Ato Institucional nº 5), decreto do Executivo que suspendeu garantias constitucionais no período mais repressivo da ditadura militar brasileira.

.mod-newsletter.full .title, .mod-newsletter.full h1 {font-size:18px;text-transform:none;} input.submit{margin-top: 0.2px !important;} .mod-newsletter.full .title small, .mod-newsletter.full h1 small{font-size:16px;}.mod-newsletter .title, .mod-newsletter
h1{font-family:”Prelo”,sans-serif;}.mod-newsletter.full input[type=text]{font-size:14px;padding: 10px 7px;}.mod-newsletter.full input[type=submit] {padding:9px 0;margin-top:-21px}.mod-newsletter.full {margin:15px 10px; padding:20px 15px 15px; border: 1px solid #d2d2d2; background:transparent; background-color#fff;}.enviar .container {width:100%;}.content.wp h1, .content.wp h2 .enviar{margin:0;}@media only screen and (max-width: 1279px){.mod-newsletter.full h1{font-size:15px;}}@media only screen and (max-width: 1279px){.mod-newsletter.full h1 small{font-size:14px;}}@media only screen and (max-width: 767px){.mod-newsletter.full h1 {padding-bottom:11px;}}

Receba a newsletter do Poder360

A prisão de Silveira foi confirmada em 19 de fevereiro pela Câmara dos Deputados. Em 28 de abril, foi a vez do Plenário do STF, formado por 11 ministros, confirmar, por unanimidade, a prisão de Silveira.

Ele responde a um processo no Conselho de Ética da Câmara por causa do episódio.

Na última 4ª feira (26.mai.2021), a defesa do congressista apresentou ao Conselho de Ética da Câmara um memorial sobre o caso do político. No texto, os advogados Diogo Simas, Leandro Mello Frota e Maria Isabelle Leite afirmam que o Supremo, responsável por autorizar a prisão em flagrante de Silveira, é uma Corte arbitrária que não aceita críticas.

Esta pesquisa foi realizada no período de 24 a 26 de maio de 2021 pelo PoderData, a divisão de estudos estatísticos do Poder360. A divulgação do levantamento é feita em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.

Foram 2.500 entrevistas em 462 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

ESTRATIFICAÇÃO

O PoderData também apresenta como se dividem as respostas sobre a prisão do deputado federal Daniel Silveira e a avaliação sobre a detenção de pessoas que ofendam políticos ou juízes. Os estratos analisados foram sexo, idade, região, nível de instrução e renda.

Os mais favoráveis à prisão de Silveira são homens (57% dizem que foi justa); jovens de 16 a 24 anos (65%); pessoas que cursaram o ensino superior (59%); moradores da região Nordeste (61%); aqueles que recebem de 5 a 10 salários mínimos (67%).

BOLSONARISTAS SIMPATIZAM COM SILVEIRA

O levantamento fez ainda o cruzamento pensa a população sobre a prisão de Silveira e como avalia o trabalho do presidente Jair Bolsonaro. Dos apoiadores do chefe do Executivo federal, 50% rejeitam a detenção do deputado –taxa 25 p.p. maior que a média geral. Já os entrevistados que mais considera como justa (68%) são os que avaliam o trabalho de Bolsonaro como “ruim” ou “péssimo”. Só 12% criticam.

O deputado apoia o presidente da República.

PODERDATA

Leia mais sobre a pesquisa PoderData:

O conteúdo do PoderData pode ser lido nas redes sociais, onde são compartilhados os infográficos e as notícias. Siga os perfis da divisão de pesquisas do Poder360 no Twitter, no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.

PESQUISA MAIS FREQUENTE

PoderData é a única empresa de pesquisas no Brasil que vai a campo a cada 15 dias desde abril de 2020. Tem coletado um minucioso acervo de dados sobre como a. populaçã está reagindo à pandemia de coronavírus.

Num ambiente em que a política vive em tempo real por causa da força da internet e das redes sociais, a conjuntura muda com muita velocidade. No passado, na era analógica, já era recomendado fazer pesquisas com frequência para analisar a aprovação ou desaprovação de algum governo. Agora, no século 21, passou a ser vital a repetição regular de estudos de opinião.

- Advertisment -

Popular

Presidente da ANPR defende fim da recondução do PGR e mandatos maiores

O novo presidente da ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República), Ubiratan Cazetta, diz ser contrário à recondução do Procurador-Geral da República ao cargo....

Presidentes da Câmara, Senado, STF e STJ lamentam mortes; Bolsonaro silencia

Os presidentes Arthur Lira (Câmara), Rodrigo Pacheco (Senado), Luiz Fux (STF) e Humberto Martins (STJ) publicaram notas, separadamente, lamentando as 500 mil mortes pela...

Bolsonaro diz ao STF que Leite faz má-gestão, mas nega ter o acusado de crime

Em resposta enviada ao STF (Supremo Tribunal Federal), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB),...

Fundo de investimento compra OAS por R$ 4,5 bilhões

A OAS, que foi uma das maiores empreiteiras do Brasil, foi vendida para um fundo de investimentos por R$ 4,5 bilhões. Os detalhes da...