12.4 C
Brasil
quinta-feira, maio 19, 2022
spot_img
InícioPolíticaLula é aconselhado a apoiar nomes de centro no Sul e Sudeste

Lula é aconselhado a apoiar nomes de centro no Sul e Sudeste

Em um aceno à moderação e em uma tentativa de diminuir resistências, um grupo de dirigentes petistas tem defendido que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva amplie o número de palanques estaduais e apoie também nomes de centro em disputas regionais no Sul e no Sudeste.

A avaliação, que segundo relatos feitos à CNN já foi apresentada ao ex-presidente, é de que a presença do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin em sua chapa eleitoral não é suficiente para que o petista consiga avançar sobre um eleitorado moderado.

Por isso, a defesa é para que o petista não suba apenas em palanques de candidatos identificados com a esquerda no Sul e no Sudeste. E, na medida do possível, também declare apoio a nomes de centro.

Em São Paulo, por exemplo, dirigentes petistas defendem que o apoio de Lula se divida entre Fernando Haddad (PT) e Márcio França (PSB), que tem se apresentado como um nome de “terceira via”, não identificado diretamente com a esquerda.

Apesar de ser filiado ao PSB, França foi vice-governador na gestão tucana e já pregou políticas de segurança pública defendidas por lideranças de direita, como novas regras para a utilização de câmeras corporais por policiais militares.

No Espírito Santo, caso não se chegue a um acordo, dirigentes petistas defendem que Lula apoie tanto Renato Casagrande (PSB) como Fabiano Contarato (PT) ao governo capixaba. A avaliação no partido é de que um apoio a Casagrande pode ajudar a diminuir a resistência a Lula no estado, sobretudo junto ao eleitorado de centro.

No Rio Grande do Sul, o grupo petista também começou a defender que Lula faça um aceno a Beto Albuquerque (PSB), cujo grupo político chegou a indicar a possibilidade de uma composição com Ciro Gomes, do PDT.

A avaliação é de que, apesar de o PT ter a intenção de lançar candidato próprio no estado gaúcho, uma composição com Albuquerque pode ajudar Lula no Rio Grande do Sul, já que, na região sulista, o petista apareceu atrás do presidente Jair Bolsonaro (PL) na última edição da pesquisa Ipespe, divulgada no início de maio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Recentes