16 C
Brasil
quinta-feira, maio 19, 2022
spot_img
InícionotíciasDiversidade empresarial: saiba como trazê-la para sua empresa

Diversidade empresarial: saiba como trazê-la para sua empresa

Vivemos num mundo em que, cada vez mais, a pauta sobre diversidade e inclusão se expande pelos eixos sociais. Esse alcance adentrou o mundo corporativo e, de acordo com o empresário Marco Antonio Carbonari, a promoção da diversidade cultural dentro das empresas é uma das principais prioridades do RH dentro das corporações, visando a diversificação das equipes de serviços.

Numa empresa, uma equipe com diversidade é aquela que é formada por pessoas distintas em gênero, raça, visões e experiências de vida. Para o empresário do ramo de vinhos, Marco Antonio Carbonari, o principal retorno de se compor uma equipe diversificada está na riqueza e resultado de ideias e inovações que as trocas culturais e de opinião trazem. 

Marco Antonio Carbonari ressalta ainda que, as empresas que investem em diversificar seus funcionários possuem melhor controle de risco, maior conexão e troca com público, além de contribuir diretamente com o employer branding. O termo é explicado pelo empresário como uma estratégia de marketing que tem o intuito de provocar uma perspectiva favoŕavel para a empresa como ambiente ideal de trabalho. 

Para desenvolver e impulsionar a diversidade em todos os campos de sua empresa, Marco Antonio Carbonari esclarece que é preciso tomar algumas ações como: 

  • Avaliar e entender o quadro de funcionários com intuito de encontrar as justificativas para a contratação daqueles servidores e perfis, procurando meios de aumentar a diversidade da equipe;
  • Investir na cultura organizacional, através da reflexão da imagem que a própria empresa passa sobre diversidade cultural e inclusão. Nesse aspecto, Marco Antonio Carbonari reforça a importância de ouvir e entender os grupos do ambiente corporativo e como eles se sentem acolhidos ou excluídos pela empresa;
  • Por fim, o empresário indica que seja trabalhada a conscientização e comunicação interna dos funcionários, procurando revisar o comportamento em meio à diversidade. Marco Antonio Carbonari complementa que, às vezes, é necessário realizar treinamentos com fins de conscientização e acolhimento dos colaboradores entre si. 

Desse modo, Marco Antonio Carbonari finaliza reforçando que as práticas de inclusão e amparo entre colaboradores, empresa e novos funcionários deve ser constante. O ambiente deve ser acolhedor em todas as etapas, não somente no período de recrutamento, e sim nas pequenas práticas do dia a dia no trabalho.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Recentes