16 C
Brasil
quinta-feira, maio 19, 2022
spot_img
InícionotíciasSaiba quais são as uvas mais tradicionais para a produção de vinhos...

Saiba quais são as uvas mais tradicionais para a produção de vinhos brancos e tintos

Enófilo ou não, tomar vinho é um momento mágico, com muita arte e sabor envolvidos. Por isso, o empresário Marco Antonio Carbonari listou, a convite da nossa redação, as principais uvas utilizadas para a produção de vinhos brancos e tintos, para que você, amante de novos saberes sobre esse universo, não deixe de apreciar melhor o sabor da uva do seu vinho favorito.

Antes de mais nada, é interessante que você saiba que não é a cor da uva que define se um vinho será branco ou tinto, mas sim as suas cascas e sementes. Na prática, quanto mais tempo a bebida ficar em contato com as partes sólidas da uva, mais tanino ela terá e “mais tinto” será o vinho. Desse modo, quanto menos tempo a bebida permanecer em contato com as cascas e sementes, menos tanino ela terá e, logo, “mais branco” será o vinho. Sendo assim, vinhos brancos podem ser feitos tanto com uvas roxas quanto com uvas verdes. Legal não é mesmo?

Cabernet Sauvignon

Sem mais delongas, a primeira na lista de Marco Antonio Carbonari é a Cabernet Sauvignon. É, certamente, a mais popular no mundo dos vinhos, afinal, possui alta qualidade. Além disso, pode produzir tanto o vinho tinto como o branco e o seu aroma irá variar de acordo com o tempo que a fruta leva para ficar madura. Na prática, em regiões mais frias, onde o fruto irá levar mais tempo para amadurecer, o aroma terá traços do pimentão. Por outro lado, em locais mais quentes, onde a uva amadurece mais rapidamente, o aroma do vinho terá traços silvestres e de ameixas.

Merlot

Além disso, o empresário explica que a uva Merlot é outra muito famosa no mundo dos vinhos. Isso porque essa uva produz vinhos de textura macia e com uma doçura acentuada. Além disso, assim com a Cabernet Sauvignon, o vinho Merlot tem aromas que variam de acordo com a região na qual foi plantada a uva, sendo que seus aromas principais permeiam entre frutas vermelhas, como cereja, morango e framboesa.

Malbec

Quem nunca ouviu falar nos vinhos malbec, não é mesmo? Marco Antonio Carbonari explica que é outra uva muito famosa na produção de vinhos, pois é comum do solo dos “hermanos” e possui uma textura aveludada, sabor e aroma intenso, cujo qual traz características de ameixas, cerejas, figos, baunilha, café, cacau e até mesmo o tabaco. 

Dessa forma, o empresário comenta, por fim, que agora que você sabe mais sobre o mundo das principais uvas utilizadas na produção de vinhos, será quase impossível apreciar um bom vinho sem notar as características do seu sabor, aroma e textura. O que é incrível para quem vê na comida uma oportunidade de viver experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Recentes