22.6 C
Brasil
terça-feira, outubro 26, 2021
spot_imgspot_img
InícioNoticiasQuando é recomendado realizar a biópsia da próstata?

Quando é recomendado realizar a biópsia da próstata?

De acordo com o médico urologista Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes a biópsia da próstata é um exame que remove pequenos pedaços da glândula com o objetivo de diagnosticar, em laboratório, o câncer de próstata.

Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes revela que, normalmente, esse exame é indicado pelo próprio urologista quando os valores do PSA estão mais elevados do que o comum, houveram alterações na próstata durante o toque retal ou quando há suspeitas na ressonância.

Por mais que não seja um exame doloroso, pode gerar algum desconforto e, por conta disso, é feito sob anestesia (local ou sedação). O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes  explica que é comum, também, que o homem sinta queimação na região após o procedimento.

O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes  explica que a biópsia da próstata é recomendada e indicada diante dos seguintes casos:

  • Ressonância classificada como Pi Rads, 3, 4 ou 5;
  • Toque retal com alteração;
  • PSA acima de 2,5 ng/mL até os 65 anos e PSA acima de 4,0 ng/mL acima dos 65 anos.
  • e densidade de PSA acima de 0,15 ng/mL.

Na maioria dos casos, o câncer é diagnosticado logo após a primeira biópsia, no entanto, o exame pode ser repetido para resultados mais concretos. No entanto, a segunda biópsia só pode ser realizada após 6 semanas decorrente da primeira.

É importante ter em mente que para realizar a biópsia, o paciente deve se preparar de acordo com as orientações médicas, porém, o preparo geralmente inclui:

  • jejum de 6 horas antes do exame;
  • urinar minutos antes do procedimento;
  • limpeza do intestino antes da realização do procedimento;
  • tomar antibióticos.

Após o exame, é recomendado que o homem evite esforço por alguns dias, faça uma dieta leve, mantenha a abstinência sexual por no mínimo três semanas e tome os remédios receitados.

Quer saber mais? Agende sua consulta na Clinica Urologica Dr Marco Antonio Fortes Ltda, basta acessar o site: http://marcofortes.med.br/.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Recentes