33.4 C
Brasil
sábado, outubro 16, 2021
Início notícias Como o uso do Raio-X transformou a medicina?

Como o uso do Raio-X transformou a medicina?

O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes é médico especializado em urologia e atento às últimas tendências tecnológicas no campo medicinal, bem como sua história, explica como o uso do Raio-X transformou a medicina. 

Segundo o médico Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, se hoje há exames modernos, repletos de tecnologia empregadas, a gênese para todo esse avanço se deu na invenção do raio x. 

A descoberta se deu em 1895, quando o professor de física Wilhelm Conrad Roentgen publicou um artigo chamado “Sobre uma nova espécie de raios”, em que expunha a nova descoberta. Após testes e experimentos, o alemão descobriu uma “luz invisível” que podia passar por diversas superfícies, entre elas, o corpo humano. 

Antes da invenção do raio X não era possível averiguar a fundo e dentro do corpo humano fraturas, lesões e tumores. O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes explica que dessa maneira, os exames eram feitos de forma física e contavam com a análise clínica e palpite do médico. 

O “x” empregado ao termo é por conta da incógnita na matemática, por ser, na época, ainda muito novo e desconhecido, o professor o alcunhou desta maneira. Como dito, o físico publicou um artigo em que expunha os resultados de seus experimentos, neles, havia imagens internas do corpo humano, através da “luz invisível”, ou melhor, radiação ionizante.

Após essa descoberta, a qual agraciou o professor com um Prêmio Nobel, em 1901, não era mais necessário aplicar métodos invasivos nos pacientes para verificar algum distúrbio ou problema dentro do corpo humano, enfatiza o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, co-autor do livro Urologia Minimamente Invasiva. 

Mudando, para sempre, a dinâmica em que eram realizados os exames. Vale ressaltar que essa radiação não é usada apenas para fins medicinais, hoje, ela atua em diferentes setores, como agropecuária, aeroportos e paleontológicos. “É uma descoberta que mudou os rumos de todo o mundo”, narra o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Recentes

Como se locomover em São Paulo?

Há muitos anos, o trânsito vem se tornando um grande caos nas cidades grandes, principalmente na capital São Paulo, o maior polo...

Saiba o que é o marketing digital

O marketing digital é uma modernidade, pois antes as páginas eram cheias de designs simples e muito ultrapassados e não existia comunicação...

O que você deve saber sobre o Marketing digital?

O Marketing digital tão falado nas redes sociais, principalmente no Instagram tem uma finalidade e um significado. Cristina Mosolf comenta sobre essa...

Quando é recomendado realizar a biópsia da próstata?

De acordo com o médico urologista Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes a biópsia da próstata é um exame que remove pequenos...