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domingo, janeiro 23, 2022
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Funil de vendas: como utilizar para engajar sua equipe comercial?

Você já ouviu falar nessa ferramenta? Se você é responsável pela gestão de uma equipe comercial, o funil de vendas pode te ajudar. Valdir Piran, presidente do Grupo Piran, empresa de participações em empreendimentos do ramo imobiliário, vai ensinar como aumentar as vendas de serviços e produtos através dos processos estratégicos do funil de vendas. Vem conferir como fazer isso:

O que é funil de vendas?

Também chamado de pipeline de vendas, trata-se de uma metodologia que vai desmembrar cada etapa do processo de negociação até o momento em que a venda é concretizada. O funil de vendas é muito utilizado no mercado imobiliário e em vários outros setores e é conhecido por aumentar o número de vendas de maneira dinâmica, melhorando os resultados da equipe e da empresa. Entenda cada etapa:

Pesquisa

A pesquisa é a primeira etapa de todo o processo de vendas, é nesse momento que o consumidor escolhe qual o melhor tipo de produto ou serviço, quais as características e principalmente, quais lojas, marcas e empresas oferecem os melhores preços, explica Valdir Piran. A etapa de pesquisa se aplica a qualquer tipo de produto, mas quando se trata de imóveis, a pesquisa acontece de maneira ainda mais detalhada.

Visualização e cliques

Depois de realizar a pesquisa e encontrar algumas opções, os consumidores demonstram interesse avaliando as características do produto. No caso de imóveis, avaliando a localização, as condições do imóvel e principalmente o valor. Esse é o momento do funil de vendas em que o cliente preenche formulários de interesse para tirar dúvidas e agendar uma possível visita.

Estabelecendo contato

A próxima etapa do funil de vendas é aquela em que os consumidores fazem o primeiro contato, aponta Valdir Piran. Depois de encontrar as opções desejadas, o prospect toma a iniciativa de entrar em contato para conhecer o produto mais de perto e no caso dos imóveis, para agendar uma visita e dar início às negociações. Com esse lead em mãos, ao menos 50% da venda já foi concretizada.

Propostas e venda

Depois das visitas é o momento de formalizar as propostas e definir a negociação. Essa etapa do funil de vendas é a responsável por apresentar os benefícios e as condições positivas para o consumidor. A partir disso, a venda é concretizada e o lead se converte em cliente, podendo inclusive gerar novas vendas. Esperamos que as dicas de Valdir Piran possam te ajudar a aplicar o funil de vendas na sua equipe comercial. 

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